“Cidade – Um Bando de Artistas” entra no Circuito Spcine 
Documentário mergulha no processo criativo do Coletivo Bonobando. A diretora do filme, Juliana Vicente, dirigiu em 2018, a 13ª temporada da série “Espelho”, de Lázaro Ramos, exibida no Canal Brasil.
Escrito e dirigido pela cineasta Juliana Vicente, idealizadora da Preta Portê Filmes, e co-dirigido por Washington Deoli, o documentário “Cidade Correria – Um Bando de Artistas” estreia em São Paulo com exibições gratuitas no Circuito Spcine.
O longa-metragem acompanha o processo de criação do grupo teatral Bonobando, coletivo carioca que une diretores e criadores experientes a jovens atores em construção. Esta transposição do palco para as telas do cinema possibilita uma ampliação das vozes desses artistas revolucionários, que se revelam em cena por meio de entrevistas que convidam o espectador a acompanhar um fio condutor de vivências pessoais e relatos ficcionalizados.
A formação de jovens atores, questionamentos sobre a nossa sociedade, o direito de se ocupar todos os lugares, o bom humor, a importância da arte em diversos espaços e o reflexo de diferentes perspectivas sobre a cidade do Rio de Janeiro ganham destaque na narrativa durante os mais de 80 minutos de projeção. O elenco numeroso traz nomes como Daniela Joyce, Hugo Bernardo, Igor da Silva, Jardila Baptista, Karla Suarez, Livia Laso, Marcelo Magano, Patrick Sonata, Thiago Rosa, Vanessa Rocha, Adriana Schneider, Lucas Oradovschi.
A ideia de levar obra do grupo teatral Bonobando para o cinema surgiu de uma inquietação da realizadora Juliana Vicente quando teve contato com o espetáculo em 2014:
“Assisti à peça em sua estreia na Arena Dicró, na Penha, e fui completamente arrebatada por esta montagem realizada por um coletivo de pessoas de diferentes espaços da cidade, na convergência da diversidade e complexidade dos pontos de vista. Mesmo sem conhecer os atores em cena, pedi para compreender esse processo que os levou àquela obra que tanto me tocou. Tinha certeza que havia ali algo que deveria investigar mais a fundo, então pedi para entrevistá-los muito mais como registro e forma de compreender um caminho”, explica Juliana.
O resultado dessa rica conversa foi visto pela primeira vez em outubro de 2020, quando o documentário “Cidade Correria – Um Bando de Artistas” foi apresentado pela primeira vez na edição on-line do do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas, no Rio de Janeiro, em 2020. Desde então, o longa foi exibido no 5º Festival de Cinema de Petrópolis e na 7ª Mostra de Cinema de Gostoso, no Rio Grande do Norte.
O documentário integrou ainda a programação da 6ª edição do MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade, que aconteceu nos meses de setembro e outubro de 2021 nas cidades de Lisboa e do Porto, em Portugal. “Cidade Correria – Um Bando de Artistas” chega agora às salas do Circuito Spcine para apresentar ao público paulistano esse coletivo tão fascinante, que se expande do palco para o mar, do mar para a cidade e da cidade para as telas.
Salas e os horários de exibição
CEU Meninos
(Rua Barbinos, 111, São João Clímaco – São Paulo – SP)
02 de outubro – 16h
05 de outubro – 17h
CEU Vila Atlântica
(Rua José Venâncio Dias, 840, Jardim Nardini – São Paulo – SP)
02 de outubro – 16h
05 de outubro – 17h
CEU Perus
(Rua Bernardo José de Lorena, s/n, Perus – São Paulo – SP)
02 de outubro – 16h
05 de outubro – 17h
Classificação indicativa: Livre