Revista Raça Brasil

Compartilhe

O método de Sueli Carneiro pelo olhar afiado de Cidinha da Silva

Em novo livro, escritora reúne 81 lições de convivência com a maior filósofa negra viva do Brasil. Lançamento integra programação da Feira do Livro de São Paulo e celebra os 75 anos de Sueli Carneiro.

Como se aprende com uma mestra? Para Cidinha da Silva, o aprendizado com Sueli Carneiro vai muito além da admiração intelectual. É uma experiência cotidiana, afetiva, radical e transformadora. Essa vivência está registrada em Só bato em cachorro grande, do meu tamanho ou maior – 81 lições do método Sueli Carneiro, recém-lançado pela Editora Rosa dos Tempos. A obra marca as comemorações dos 75 anos de Sueli e reafirma sua importância como referência ética, filosófica e política.

O livro reúne textos breves que condensam mais de três décadas de convivência entre duas das maiores intelectuais negras do Brasil. Com sua escrita afiada e generosa, Cidinha sistematiza frases, gestos e posturas de Sueli Carneiro em forma de ensinamentos — entre eles, “A fúria é banta” e “Não abra espaço com os cotovelos” — que atravessam temas como ancestralidade, justiça, poder e amor.

Mais do que homenagear uma amiga, Cidinha propõe uma pedagogia viva, centrada na escuta e no enfrentamento das estruturas racistas. “Só bato em cachorro grande” não é um manual, mas um mapa de referências. 

Com prefácio de Wanderson Flor do Nascimento (UnB) e posfácio de Eduardo Oliveira (UFBA), a obra reafirma o papel de Sueli Carneiro como pilar do pensamento negro brasileiro e celebra o encontro entre teoria e prática, política e espiritualidade, palavra e ação.

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?