Cliente reclama de “motoboy negro” em pedido no RS: “Mande um branco”

Perfil que pede “motoboy branco” em vez de um “negro” pode ter sido criado especificamente para ofender dono de pastelari

Uma lanchonete registrou um caso de injúria racial em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, na noite de terça-feira (14/11), após um cliente fazer um pedido e solicitar, nas observações, que fosse enviado um motoboy branco para a casa dele, em vez de um negro.

“Na última vez, veio um motoboy negro. Peço a gentileza que mande um branco. Não gosto de pessoas assim encostando na minha comida”, escreveu o cliente na nota e, depois, no chat de atendimento.

Em mensagem, o responsável pela pastelaria diz que é um caso de racismo.

A proprietária do estabelecimento, Daniela Rodrigues, respondeu ao cliente. Ela afirmou que o motoboy em questão se tratava, justamente, do dono da empresa. “Pois seu pedido será cancelado imediatamente e irei fazer uma denúncia contra o seu perfil. Faça o favor de não comprar mais na minha loja. Esse motoboy negro é o dono da empresa!”, rebateu.

O motoboy e empresário em questão foi identificado como Gabriel Fernandes da Cunha, que é, de fato, um dos proprietários da empresa, e casado com Daniela.

A suspeita é de que o perfil do cliente tenha sido criado justamente para ofender, já que, ao tentar contato com o condomínio para denunciar o possível cliente, a resposta dada a Daniela foi de que não existia tal apartamento. A empresária registrou um boletim de ocorrência, e o caso segue em investigação.

Em nota, o aplicativo Ifood, por onde o pedido teria sido feito, ressaltou que repudia quaisquer atitudes racistas, que o comportamento fere os temos de uso do aplicativo. Nesses casos, os entregadores podem solicitar suporte jurídico e psicológico da plataforma.

Veja a íntegra da nota do iFood:

“O iFood repudia veementemente qualquer atitude racista, seja ela física ou verbal. Assim que tomamos conhecimento do caso ocorrido na cidade Campo Bom, identificamos que o cliente em questão criou uma conta no nosso app na data de 14/11/2023, realizando esse único pedido. Além disso, buscamos contato com os donos do restaurante para prestar o apoio necessário. Já estamos tomando as providências para o bloqueio do cliente e seguimos à disposição das autoridades para quaisquer informações necessárias. É importante ressaltar que esse tipo de comportamento fere totalmente os termos de uso da plataforma e que não toleramos nenhum tipo de discriminação.

Toda vez que um entregador ou restaurante parceiro identifica um pedido com dados errados ou comportamentos discriminatórios, a orientação é informar diretamente a plataforma sobre o ocorrido, para que possamos tomar as providências imediatamente.

Nesses casos, de violências física e verbais, os entregadores parceiros do iFood contam com o suporte da Central de Apoio Jurídico e Psicológico, serviço em parceria com a organização global de advogadas negras, Black Sisters In Law, que disponibiliza uma advogada para acompanhar o caso de maneira personalizada e humanizada. Para ter acesso, os profissionais precisam acessar a área de Alerta de Casos Graves, dentro do app iFood para Entregadores, e realizar a denúncia com todas as informações do caso”.

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