Clube de Leitura CCBB 2024 debate Clarice Lispector e sua adaptação para o cinema em A Paixão segundo G.H
Encontro reúne Nádia Batella Gotlib, Luiz Fernando Carvalho, Melina Dalboni e Maria Fernanda Cândido numa reflexão sobre o livro, o filme e a adaptação das linguagens
A primeira biógrafa de Clarice Lispector, professora, escritora e crítica literária, Nádia Batella Gotlib, conduz, no dia 5 de junho, pelo Clube de Leitura CCBB 2024, reflexão sobre o livro A paixão segundo G.H e sua adaptação para o cinema ao lado de Luiz Fernando Carvalho , diretor do filme homônimo. Luiz Fernando abordará a transposição da literatura para imagens, enquanto a roteirista Melina Dalboni falará sobre sua experiência em roteirizar textos tão densos como os de Clarice Lispector. A atriz Maria Fernanda Cândido completa o time de estrelas desta edição do evento, com a leitura de trechos prediletos dela do livro em pauta, convidando, na sequência, para uma conversa franca e direta com a plateia.
De acordo com Suzana Vargas, mediadora e curadora do Clube, esta é uma possibilidade quase inédita de reunir quatro profissionais de altíssimo nível, comentando um grande livro e sua adaptação para o cinema. “O texto é um primor e o filme consegue transpor muitas das questões existenciais para imagens impecáveis pela força de luzes, pelos enquadramentos e pela interpretação”, orgulha-se, chamando atenção ainda para a mudança, pontual, do horário do evento, que, em junho, acontecerá às 15h30 (e não 17h30, como é o padrão dos encontros mensais).
Romance original, desprovido das características próprias do gênero, A paixão segundo G.H. conta, através de um enredo banal, o pensar e o sentir de G.H., a protagonista-narradora que despede a empregada doméstica e decide fazer uma limpeza geral no quarto de serviço, que ela supõe imundo e repleto de inutilidades. Após recuperar-se da frustração de ter encontrado um quarto limpo e arrumado, G.H. depara-se com uma barata na porta do armário. Depois do susto, ela esmaga o inseto e decide provar seu interior branco, processando-se, então, uma revelação. G.H. sai de sua rotina civilizada e lança-se para fora do humano, reconstruindo-se a partir desse episódio. A protagonista vê sua condição de dona de casa e mãe como uma selvagem. Clarice escreve: “Provação significa que a vida está me provando. Mas provação significa também que estou provando. E provar pode se transformar numa sede cada vez mais insaciável.”.
“Para o público essa é uma ocasião imperdível, pois terão a oportunidade de aprofundar sua reflexão sobre as relações entre cinema e literatura, sobre a força das imagens e da interpretação. GH ganha forma, volume, um rosto”, define Suzana.
O encontro com Nádia Batella Gotlib, Luiz Fernando Carvalho, Melina Dalboni e Maria Fernanda Cândido acontecerá no dia 04 de junho de 2024, terça-feira, às 15h30, na Biblioteca Banco do Brasil, 5º andar, do CCBB RJ, com entrada gratuita. O Clube de Leitura CCBB 2024 conta com o patrocínio do Banco do Brasil.
Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do BB. O projeto vai até dezembro de 2024. As edições de março, abril e maio já estão disponíveis.
Sobre o Clube de Leitura CCBB
Os encontros do Clube acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca Banco do Brasil, localizada no quinto andar do CCBB Rio, até dezembro, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita, mediante retirada dos ingressos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site bb.com.br/cultura. A mediação é da curadora Suzana Vargas e o microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais dos encontros. A gravação integral será disponibilizada no canal do Banco do Brasil no YouTube, na semana seguinte ao evento. Em 2023, 1.243 pessoas participaram presencialmente do Clube e foram feitos milhares de acessos na playlist dele. A edição do ano passado recebeu os escritores Paula Tavares; Milton Hatoum; Gonçalo Tavares; Gregório Duvivier; Cida Pedrosa; Eliakin Rufino; José Eduardo Agualusa; Luiz Fernando Carvalho e Ítalo Moriconi; Conceição Evaristo; Mia Couto; e Antonio Torres.
A Biblioteca Banco do Brasil foi fundada em 1931, voltada para as áreas de Administração, Finanças e Economia. Com a criação do Centro Cultural, em 1989, o acervo foi ampliado para as áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais e hoje possui mais de 200 mil exemplares, em constante atualização, ocupando todo o quinto andar deste prédio centenário.
Sobre os convidados
Nádia Battella Gotlib é professora aposentada de Literatura Brasileira da Universidade de
São Paulo, atuou em várias universidades do Brasil e do exterior (entre elas, Univ. de
Oxford e Univ. de Buenos Aires). Coordenou o Grupo de Trabalho A mulher na Literatura
(Anpoll) e foi pesquisadora sênior do Cnpq. Publicou, entre outros, Clarice, uma vida que se
conta. (1a. ed. 1995) 7a ed. rev. e aum. São Paulo: Edusp, 2013; Clarice Fotobiografia. (1a.
ed. 2008) 3a ed. rev. e aum. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo,
2014 – ambos traduzidos para o espanhol, respectivamente, na Argentina (Buenos Aires,
2007) e no México (Cidade do México, 2015).
Luiz Fernando Carvalho é reconhecido por trabalhos com forte relação com a literatura,
entre eles, o filme A Paixão Segundo G.H. (2023), a partir da obra de Clarice Lispector. Seu
primeiro longa-metragem, Lavoura Arcaica (2001), baseado no romance de Raduan Nassar,
foi eleito um dos 100 filmes mais importantes da história do cinema brasileiro e recebeu
mais de 50 prêmios internacionais. Na televisão, sua obra é marcada por forte traço autoral
a partir do encontro entre diferentes linguagens artísticas.
Melina Dalboni é escritora, roteirista e jornalista. Foi colaboradora da série “IndependênciaS” (TV Cultura, 2022) e roteirista dos filmes “A paixão segundo G.H.” (2023) e “Tire cinco cartas” (2023). É autora do livro “Diário de um Filme – A Paixão segundo G.H.” (Rocco, 2024) e dos textos dos livros “Meu pedacinho de chão” (Editora Casa da Palavra, 2014) e “Sonia Braga em fotobiografia” (Edições Sesc e Cepe, 2023), organizadora de “Fotografias – O processo criativo dos atores de Dois Irmãos” (Editora Bazar do Tempo, 2017) e escreve para os principais veículos de imprensa do Brasil.
Maria Fernanda Cândido é um dos nomes de maior sucesso da dramaturgia brasileira, Maria Fernanda Cândido se destaca por seu talento e por papéis que marcam gerações. Recentemente protagonizou A Paixão Segundo G.H., dirigido por Luiz Fernando Carvalho e inspirado no livro homônimo de Clarice Lispector. Internacionalmente, a atriz vive o momento mais especial de sua carreira. Deu vida à Vicência Santos em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, que foi um dos filmes mais aguardados pelo público em 2022. Antes, fez sucesso em O Traidor, longa italiano dirigido por Marco Bellocchio e que foi indicado à Palma de Ouro de Cannes.
Sobre a mediadora
Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews – 2021. Há 27 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.
SOBRE O CCBB RJ – Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.
SERVIÇO:
Clube de Leitura CCBB 2024 – A paixão segundo G.H
Com Nádia Batella Gotlib, Luiz Fernando Carvalho, Melina Dalboni e Maria Fernanda Cândido
05 de junho de 2024
Às 15h30
Evento Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro.
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.
Biblioteca Banco do Brasil – 5º andar
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
bb.com.br/cultura | .com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj| tiktok.com/@ccbbcultura