Alunos da rede municipal do Rio de Janeiro vão ter uma experiência diferente neste ano: aprender sobre a cultura afro-brasileira através da leitura e de vivências que conectam história, identidade e memória. O Clubinho de Leitura, iniciativa do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), vai atender até 2025 cerca de 1.200 crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, unindo literatura e atividades que fortalecem a identidade racial de forma positiva.
A ideia é simples, mas poderosa: despertar nas crianças o prazer pela leitura enquanto elas conhecem e valorizam a história dos povos negros e originários. Para isso, o projeto reúne escritores, contadores de histórias e arte-educadores em encontros lúdicos e cheios de significado. “O Clubinho do Livro trabalha o letramento racial para que, desde pequenos, eles aprendam a ser antirracistas e tolerantes com as diferenças culturais e religiosas”, explica Merced Guimarães dos Anjos, diretora-presidente do IPN.
As atividades não ficam só nas páginas dos livros. Em alguns dias, os alunos saem da escola rumo ao Cais do Valongo, ponto histórico da região portuária do Rio, para uma visita guiada pelo Circuito da Herança Africana. Ali, eles caminham por espaços que contam parte fundamental da história do Brasil, passando também pela Praça da Harmonia, pelo Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAM) e pelo próprio IPN. A cada parada, novas descobertas se misturam a dinâmicas e contações de histórias que transformam o aprendizado em experiência viva.
As inscrições já estão abertas e as escolas interessadas podem se inscrever pelo e-mail clubinhodolivro@pretosnovos.com.br. As atividades acontecem sempre às terças-feiras, até a primeira quinzena de dezembro, tanto em sala de aula quanto na galeria do Instituto.
Patrocinado pela VLT Carioca e pelo Grupo L’Oréal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Clubinho de Leitura mostra que educar também é valorizar raízes e reconhecer trajetórias. Para muitas dessas crianças, será o primeiro contato direto com essa parte da história — um passo importante na construção de uma infância mais consciente, diversa e orgulhosa de sua herança.