Colégio Santa Cruz abre inscrições para processo seletivo de 2024 com reserva de vagas e oferta de bolsas a alunos negros e indígenas
O Colégio Santa Cruz abriu as inscrições para o processo seletivo de ingresso no ano letivo de 2024 com reserva de 22 vagas da educação infantil para alunos negros (pretos ou pardos) ou indígenas, pagantes e bolsistas.
A iniciativa faz parte do Programa Santa Plural de educação antirracista e ampliação da diversidade racial, criado em 2021, a partir do entendimento do colégio sobre a importância da instituição escolar no combate ao racismo.
As vagas são destinadas a candidatos nascidos entre 1º de abril de 2019 e 31 de março de 2020 para entrada no G4 da educação infantil, e as bolsas poderão ser divididas entre integrais e parciais, com a oferta do valor equivalente a até nove bolsas integrais.
O prazo para as inscrições começou em junho e encerra-se no dia 6 de setembro de 2023. As informações completas sobre o processo de inscrição estão disponíveis no edital em https://l1nq.com/editaldeingresso2024.
O programa Santa Plural é pautado em cinco pilares: revisão de currículo e acervo, reconhecendo a participação da população negra e indígena no desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Brasil; contratação afirmativa de educadores; formação antirracista para toda comunidade; reserva de vagas; e acolhimento e integração de alunos, educadores e famílias, garantindo uma experiência escolar e profissional potente, sadia e
respeitosa.
“As vagas são para o G4 por ser o ano de maior entrada de alunos no Santa Cruz, no qual a escola já tem todo um cuidado de integração das novas crianças e famílias na comunidade, além do fato de que, quanto mais jovens as crianças, mais suscetíveis a serem educadas para as relações étnico-raciais”, diz Nicole Carnizelo, diretora-executiva da Associação Santa Plural.
A iniciativa do Programa Santa Plural tomou forma via mobilização de famílias, educadores e direção da escola, com apoio do Conselho Administrativo e da Congregação de Santa Cruz e com a assessoria de profissionais e estudiosos da causa.