Colégio Santa Cruz disponibiliza vagas para crianças negras e indígenas
Oportunidades Raça:
As vagas são oferecidas na Educação Infantil e fazem parte do Programa Santa Plural criado para promover uma educação antirracista e ampliar a diversidade racial no Colégio
Com 70 anos de existência, o Colégio Santa Cruz é reconhecido por ter um projeto educacional em constante aprimoramento, que busca formar cidadãos críticos comprometidos com a construção de uma sociedade mais igualitária e sustentável. Em maio de 2021, o Colégio lançou o Programa Santa Plural, em parceria com famílias, ex-alunos, educadores, direção e especialistas no tema, com o objetivo de promover uma educação antirracista para estudantes. A iniciativa também procura impactar toda a comunidade escolar e contribuir para a construção de um projeto de sociedade menos desigual.
O Programa conta com reserva de vagas para crianças negras e indígenas com entrada na Educação Infantil da escola, tanto para alunos pagantes quanto para bolsistas. O edital de seleção para o ano letivo de 2023 está aberto até o dia nove de setembro. São elegíveis crianças nascidas entre 1 de abril de 2018 e 31 de março de 2019. Mais detalhes sobre o edital estão disponíveis neste link e a ficha de inscrição pode ser encontrada em www.santacruz.g12.br/ingresso2023.
“O Santa Plural tem foco racial e não social, por isso reserva vagas a alunos pagantes e bolsistas. Nossa prioridade é ajudar a divulgar o programa, em toda sua completude, os 5 pilares em que é pautado, a todos os interessados”, explica Nicole Carnizelo, diretora executiva da Associação Santa Plural, criada por pais e ex-alunos voluntários para levantar doações para subsidiar as bolsas dos candidatos que não tiverem condição de arcar com a mensalidade.
A Associação também dialoga com a escola sobre os demais pilares do Programa para além da reserva de vagas, o que inclui: revisão de currículo e acervo, contratação de educadores negros e indígenas, sensibilização e letramento para toda comunidade e uma frente de acolhimento e integração para alunos e famílias para garantir uma experiencia escolar potente e sadia. É possível saber mais sobre o Programa em www.santaplural.org.br.
Atualmente, a Associação já apoia 11 estudantes, com bolsas integrais e parciais, que entraram no primeiro ano a contar com vagas reservadas ao Programa (2022). O objetivo é manter o mínimo de 9 novas bolsas integrais a cada ano. Quem quiser doar para a Associação pode fazer isso na página www.santaplural.org.br/quero-doar.