Companhias militares privadas e desafios para a paz global

Obra publicada pela Paco Editorial “Private Military Companies and the Outsourcing of War: Re-examining the Political Rationale Towards Peace” está disponível para compra no site da editora e demais livrarias virtuais parceiras

Private Military Companies and the Outsourcing of War: Re-examining the Political Rationale Towards Peace fala sobre um movimento crescente no mundo: países que terceirizam a guerra. Uma situação preocupante pelo ponto de vista das funções do Estado, como também pela ótica dos direitos humanos. As Companhias Militares Privadas lutam guerras em nomes de nações, porém têm como objetivo o lucro movimentando bilhões anualmente desde o início dos anos 2000. Como resultado dessa atuação desenfreada, há casos de violações de direitos humanos ao redor do mundo, como em relação à empresa americana BlackWater, responsável pela morte de 14 civis inocentes no Iraque. O livro chama atenção para esse cenário alarmante e para a necessidade de criação de leis internacionais para regular as Companhias Militares Privadas devido aos perigos que elas representam para o direito internacional e aos direitos humanos. A obra explora as questões teóricas sobre a guerra, as mudanças dos conflitos globais ao longo dos anos, além do próprio caso da BlackWater no Iraque.

Na segunda metade do livro, a obra reflete sobre os desafios para se atingir a paz no mundo. A reflexão se centra sobre as diferenças entre a paz positiva e a paz negativa e usa o caso do Afeganistão como exemplo de uma luta histórica por paz e estabilização. Renan de Souza teve a ideia de escrever esse livro durante pesquisas de seu mestrado em relações internacionais, em Londres. “A literatura sobre os perigos e desafios que essas empresas militares privadas representam no mundo ainda não é vasta. É um tema que exige muita pesquisa e o livro propõe isso, além de chamar a atenção para a regulação desse setor a fim de se evitar tragédias como a ocorrida no Iraque”, explicou o autor.

Entenda mais

O prefácio de Private Military Companies and the Outsourcing of War: Reexamining the Political Rationale Towards foi escrito por Óscar Arias Sanchez, ativista e ex-presidente da Costa Rica (1986-1990 e 2006 a 2010). Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1987 pelos esforços para garantir a paz na América Central. “Dono de um enorme talento e poder de comunicação, Renan de Souza mostra nesse livro uma genuína curiosidade misturada com uma habilidade extraordinária de ir além dos eventos históricos com uma perspectiva profunda, holística e inovadora de política e relações internacionais”, afirmou o ex-presidente de Costa Rica.

Outra personalidade global que assina o prefácio é a Dr. Jelena Aparac, presidente do grupo de trabalho das Nações Unidas que monitora e estuda os efeitos de mercenários e empresas militares privadas no mundo. Já o posfácio é da parlamentar afegã Fawzia Koofi, que participou do time de negociação para paz do Afeganistão, além de ter sido presidente da Comissão da Mulher, Sociedade Civil e Direitos Humanos do país.

A obra é direcionada para os amantes e pessoas interessadas em Relações Internacionais, como pesquisadores, estudantes e professores da área, além de profissionais interessados em política internacional e geopolítica.

Uma leitura que vale a pena conferir!

Conheça mais sobre:

Sobre o autor:

Renan de Souza é jornalista e especialista em relações internacionais premiado globalmente, com reconhecimentos da União Europeia, Departamento de Estado americano e Senado da Argentina. Renan também foi eleito um dos 100 Afrodescendentes Mais Influentes do Mundo com menos de 40 anos pelas Nações Unidos. Ele é mestre em Relações Internacionais pela University of London (Chevening Scholar). Além disso, o jornalista possui artigos acadêmicos publicados globalmente.

Sobre o livro:

O livro faz um argumento pela paz em uma realidade em que a guerra é a resposta mais lucrativa para líderes
mundiais que não se importam com as necessidades e realidades das pessoas, optando por terceirizar a guerra para obter ganhos políticos. Nestes capítulos o autor discute como a paz só pode ser alcançada com a distribuição igualitária de poder, recursos e justiça para todos.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?