Conheça a Feira das Yabás do RJ, 1ª edição de 2024 já tem data

Para quem não conhece, venha conhecer a Feira das Yabás que em 2022 ganhou o título de patrimônio cultural e imaterial do Rio de Janeiro, pela Câmara Municipal. A ideia principal é celebrar a cultura afro-brasileira, tendo como pano de fundo, barraquinhas de comidas típicas de celebridades das escolas de samba do Rio de Janeiro, como por exemplo, Tia Surica e Jane Carla da Portela, entre outras.

Projeto idealizado por seu patrono, o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz acontece no segundo domingo do mês, carregado de muita história da cultura afro-brasileira ao som de jongo, chorinho, samba e para saborear mocotó, vaca atolada, quibebe com carne seca e outros quitutes feitos por famílias negras tradicionais.

A Feira das Yabás acontece em Oswaldo Cruz, bairro da Zona Norte do Rio, respeitado com um museu, com o maior acervo de bens culturais e imateriais carioca. A luta de Marquinhos é pela preservação da memória do lugar e a representatividade ancestral que o evento proporciona. No início a Feira era para suas próprias apresentações e de outros convidados musicais, mas com o tempo famílias passaram a se reunir para confraternizar a negritude e comer.

As comidas começaram a ganhar destaque com as barraquinhas dos grandes sambistas da região, que trazem pratos típicos do subúrbio e de origem africana, como rabada, feijoada, vaca atolada, mocotó, angu entre outros, que são feitos por nomes de respeito como Dona Neném, baluarte da Portela, Tia Vicentina, Dona Sueli, sem falar nos doces da família de Dona Clementina de Jesus. E assim cada vez mais o evento foi ganhando público e notoriedade.

Samba com comida na rua já fazia parte da região de Madureira (berço do samba do subúrbio carioca), uma tradição local, então facilmente a Feira das Yabás se transformou em um sucesso. Hoje o evento gera muitos empregos diretos e indiretos, e ainda mobiliza o comércio local e no entorno. Além disso, a curadoria estudou tudo muito bem para que exista a perpetuação da memória histórica do local e todo mês trazem um tema para rememorar.

Vale a pena conhecer!

Por: Sabrina Andrea

Foto/Divulgação: Feira das Yabás

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?