Conheça algumas mulheres negras que ocupam cargos de destaque
Gerente, Heads e CEOs são algumas das posições ocupadas por Adriana Barbosa, Ana K Melo, Chantall Pillet, entre outras
Segundo dados do Censo da Gestão Kairós – empresa especializada em Sustentabilidade e Diversidade – divulgados em março de 2022, mulheres negras representam apenas 3% em cargos de liderança no país. Esse número mostra que ainda há um longo caminho para a inclusão e promoção dessas profissionais, nesses cargos, e comprometimento empresarial para que, de fato, elas cheguem nessas posições e tenham apoio e respeito, além de gerar oportunidades para que outras mulheres negras também cheguem.
Atualmente, algumas dessas lideranças são inspiração e trabalham com iniciativas para o aumento da inclusão racial feminina no mundo corporativo.
Conheça algumas delas:
Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e fundadora da Feira Preta
Fundadora da Feira Preta e CEO da PretaHub. Entre seus reconhecimentos, estão os prêmios Empreendedor Social, Cláudia, Estado de São Paulo para as Artes e Sim à Igualdade Racial, além da homenagem como os 51 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo, segundo o Mipad. Em 2020 foi reconhecida como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo no Ano, pelo Fórum Econômico Mundial e passou a integrar o time de empreendedores sociais da Rede Schwab. Através do programa Conversando a Gente se Aprende, Adriana realiza consultoria em diversidade e inclusão racial em empresas como Netflix, Facebook, Google, Pão de Açúcar, Natura, MAC e Avon. Atualmente, compõe também os conselhos do Sistema B, Instituto Ethos, GIFE, Instituto C&A e faz parte dos comitês de igualdade racial das empresas AMBEV e Carrefour.
Lisiane Lemos, especialista em Tecnologia e cofundadora do Conselheira 101
Advogada por formação, Lisiane Lemos atuava na área de direitos humanos, mas após um intercâmbio para África, em Moçambique, sua carreira deu um giro de 360° graus ao querer focar em tecnologia, sendo a Microsoft a empresa pioneira de sua atuação em tech. Especialista em inovação, co-fundadora do Conselheira 101, Forbes Under 30 e professora no MBA de Tecnologia para Negócios da PUCRS, a executiva concilia inovação e impacto social dentro e fora das empresas onde trabalha, pautada pelo seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.
Ana K Melo, head de D&I e sócia da XP Inc.
Ana K Melo é Sócia e Head de Diversidade e Inclusão na XP Inc, líder do grupo Incluir, coletivo de pessoas PCDs da companhia. É formada em marketing, palestrante e criadora de conteúdo nas redes sociais, a partir de sua experiência como mulher negra e pessoa com deficiência (PCD) no mercado de trabalho, reforça a importância da diversidade no mundo corporativo, trazendo também para a discussão pautas de equidade racial, de gênero e LGBTQIA+.
Luciene Malta – gerente sênior de projetos sociais do Mover
Com passagens por grandes empresas como Coca-Cola, L’Oreal e Itaú, Luciene Rodrigues é uma mulher negra, gerente Sr de Projetos Sociais na Mover (Movimento pela equidade Racial).
Formada em Marketing e com MBA em Ciências do Consumo pela ESPM, tem mais de 10 anos de experiência em Trade Marketing, Shopper Marketing e Gerenciamento de Projetos, seu currículo, une sua vivência pessoal aos desafios do mundo corporativo para construção de processos , implementação de ações de comunicação e gestão de marca com um olhar mais diverso.
Chantall Pillet, Diretora de Compliance do Grupo Carrefour
Executivo de Governança Corporativa, Compliance – Regulatório e Ética – e Gestão de Riscos com mais de 15 anos de experiência | Especialista em anticorrupção e investigações corporativas, com credenciais IACA (International Anticorruption Academy) e ACFE (Association of Certified Fraud Examiners). Experiências anteriores incluem M&A e Contratos. Mestre em Direito Internacional e Empresarial. Membro IBGC
Gabriela Chaves – CEO da NoFront – Empoderamento Financeiro
Economista formada pela PUC-SP, Gabriela Mendes Chaves é mestra em Economia Política Mundial pela Universidade Federal do ABC. Também é palestrante e pesquisadora do NEPAFRO – Núcleo de Estudos Afro-Americanos, nas áreas de gênero, raça e trabalho, e membra do South Feminist Futures, uma associação transnacional de ativistas feministas que atua em prol das agendas femininas. Desde 2018, é fundadora e CEO da NoFront, plataforma de empoderamento financeiro. Sua missão pessoal é democratizar a economia por meio da educação.
Maria Gal – Atriz, apresentadora e CEO da Maria Produtora
Nascida em Salvador, Maria Gal é atriz, apresentadora, criadora de conteúdo, palestrante e empresária. Nas redes sociais soma mais de 800 mil seguidores. É atriz há mais de 20 anos e já se apresentou no Brasil e no exterior, sendo reconhecida internacionalmente com o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Madrid. Tem trabalhos realizados junto à Rede Globo, Netflix, Paramount e Rede Record. Hoje ela pode ser vista em diversos trabalhos no SBT, Paramount, Netflix, Band News TV e Arte 1 . Atua na produção para cinema, TV e mídias digitais, com conteúdos voltados às temáticas raciais e femininas, por meio de sua produtora Maria Produtora.
Clariza Rosa – Co-fundadora da SILVA
Começou o seu próprio negócio em uma comunidade do Rio que recrutava pessoas pretas periféricas para agenciar e participar de campanhas publicitárias, que hoje se transformou na SILVA, uma agência de comunicação e produtora de imagem, que cria pontes e estabelece uma nova forma de comunicar sobre o Brasil levando em consideração seus contextos socioculturais e movimentos estéticos, além de articuladora de redes por equidade racial e justiça social. Trabalha com grandes marcas um olhar diverso e plural em suas campanhas publicitárias. Durante sua carreira, Clariza participou de projetos que auxiliaram marcas a serem relevantes no seu tempo a partir de estratégias de comunicação e análise de insights, tendo trabalhando com atores de diferentes esferas. Como estrategista, tem experiência em consultorias e agências, tendo trabalhado em segmentos diversos como terceiro setor, bens de consumo e varejo, com foco em desenvolver planos estratégicos e táticos de comunicação, marca e marketing.
Marta Celestino – CEO da Ebony English
Com mais de 25 anos de experiência em multinacionais nas áreas financeira e marketing, Marta Celestino trouxe seus talentos para a Ebony English em 2014. O objetivo era reestruturar a escola, pioneira no ensino de inglês com cultura negra. Ela trabalhou para tornar a escola referência por sua qualidade, metodologia e uma das únicas instituições deste padrão liderada por afro descendentes nas Américas. Marta é pesquisadora, consultora em inovação e diversidade, palestrou no TEDx São Paulo e é apaixonada por construir pontes com a diáspora africana. Sua missão é dar suporte necessário para atingirem seus objetivos e experienciar novos lugares e culturas. Sua inspiração vem de liberdade, mobilidade, espiritualidade e do continente africano, o berço da humanidade.
Kenya Sade – Head de programação da Trace Brasil
Kenya Sade é formada em jornalismo pela faculdade Cásper Líbero, foi estagiária e trabalhou como jornalista na redação do Jornal da Cultura Primeira Edição, hoje Jornal da Tarde. Já fez freelas para as revistas Vogue, Glamour e Elle. Atualmente é head de programação do canal Trace Brazuca, canal a cabo pioneiro em cultura afro urbana, e curadora de conteúdo musical, apresentadora do podcast Tô na Trace. Além disso, é fundadora e responsável pela página colaborativa @pretaspeloglobo
Fernanda Ribeiro – COO da Conta Black e Presidente da AfroBusiness
Presidente da Associação AfroBUsiness, co-fundadora e CCO da Conta Black. Fellow IVLP – Internacional Visitor Leadership Program. Conselheira Administrativa no Instituto C&A. Líder de diversidade da Associação Brasileira de Fintechs e Embaixadora Rede Ibero-Americana de Mulheres em Fintech. Vencedora do Prêmio Empregueafro Talento da Diversidade e Prêmio CITI Jovens Empreendedores na categoria Organização Social Mais Transformadora. Reconhecida na lista dos 50 profissionais Hustlers a serem seguidos segundo a Gama Academy. Finalista do Prêmio Mulheres Tech in Sampa. Formada em turismo e pós graduada na área de comunicação corporativa. Curadora dos programas Startup A e E-commerce Social. Mentora Black Rocks Startups.. Atuou em empresas multinacionais nas áreas de qualidade, e-commerce, experiência do cliente, treinamento e comunicação interna. Dedica-se também ao desenvolvimento de ações e programas para fomento da diversidade, inclusão econômica e social relacionados às temáticas de gênero e étnico-raciais, com ênfase em empreendedorismo e finanças.
Egnalda Côrtes – Fundadora e CEO da Côrtes Assessoria
Considerada uma das pessoas mais influentes do mercado digital pelo Youpix e uma das mulheres mais inspiradoras de 2017 pelo Think Olga, Eganlda Côrtes é a fundadora e CEO da Côrtes Assessoria – a primeira agência de influenciadores negros da América Latina. A partir da Côrtes, tem como missão potencializar profissionais que por séculos foram invisibilizados, a fim de promover seu protagonismo no mercado e criar mais diálogos, reflexões e ações efetivas na sociedade através da comunicação. Sua criação em 2016 se deu quase que de forma involuntária quando seu filho entrou no universo dos creators. Foi a partir do agenciamento do seu canal, construção da estratégia comercial e capitalização que enxergou uma oportunidade de negócio e passou a potencializar outros criadores de conteúdo e promover parcerias entre marcas – o que a levou a ser uma das 15 mentoras de aceleração de negócios de canais da Google no Brasil no mesmo ano.
Rachel Maia – Fundadora e CEO da RM Consulting
Conhecida por ser a primeira mulher negra a ocupar o cargo de CEO em uma grande empresa no Brasil, Rachel já comandou a Tiffany & Co Joalheria, Pandora e Lacoste Brasil. Em seu novo momento de carreira, Rachel presta consultorias em Diversidade e Inclusão, Varejo e Liderança e entre as empresas que já firmaram contrato está a XP Investimentos. Continua atuando na área, mas agora prestando consultoria por meio da RM Consulting. A executiva atua também como conselheira do Grupo SOMA e é fundadora do projeto social Capacita-me, com o viés na educação e empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade. Recentemente foi indicada como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, pela Bloomberg Línea, na 2ª edição anual.
Raquel Virgínia – Fundadora e CEO da Nhaí!
Cantora, compositora, empresária e professora, Raquel Virgínia, indicada duas vezes ao Grammy Latino, é a primeira mulher trans a realizar esse feito. Raquel há anos contribui para a oxigenação e inovação da cultura brasileira. Nascida e criada na periferia de São Paulo, a tônica de sua vida é romper barreiras. Como empresária, em 2021, fundou a Nhaí!, uma agência de gestão de cultura que cotidianamente propõe ao ecossistema do mercado publicitário e de entretenimento um vínculo mais qualitativo e legítimo com a diversidade.
Janaina Gama – Consultora Sênior da Mais Diversidade
Consultora sênior de Diversidade e Inclusão, palestrante e head de Educação Corporativa da Mais Diversidade, Janaína é formada em Letras e Direito, com mestrado em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ. É doutoranda em Políticas Sociais pela Federal Fluminense e tem formações em “Gender Pro Capacity Building” pela George Washington University e em Estudios Afrolatinoamericanos pela Harvard University. Atua há mais de dez anos na implementação de programas de diversidade em empresas no Brasil.
Nohoa Arcanjo – Chief Growth Officer da Creators.LLC
Nohoa Arcanjo é graduada em marketing pela Anhembi Morumbi e, atualmente, é co-fundadora e Chief Growth Officer da Creators.LLC, plataforma que, por meio de algoritmos inteligentes e curadoria especializada, realiza o match perfeito entre creators e marcas. Na startup, a executiva lidera as operações de Growth, sendo elas Marketing, Sales e Community Management. Anteriormente, na área de marketing, a executiva trabalhou em multinacionais, como a Coca-Cola Clothes e a joalheria Pandora, onde liderou projetos com a ONU Mulheres – vale lembrar, ainda, que Nohoa é colunista da Fast Company, veículo líder mundial em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o mundo, criatividade e design.
Liliane Rocha – CEO e Fundadora da Gestão Kairós
Liliane Rocha Fundadora e CEO da Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade tem 17 anos de experiência em Sustentabilidade e Diversidade em diversas grandes empresas. Foi eleita recentemente uma das 50 Mulheres de Impacto da América Latina pela Bloomberg Línea. É Conselheira Consultiva de Diversidade da AmBev, da Novelis do Brasil, e do CEOs Legacy – iniciativa da Fundação Dom Cabral (2018/2022) do Conselho do Futuro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
Com o lançamento de seu livro “Como ser um líder inclusivo” e expertise acumulada ao longo de sua trajetória profissional, Liliane Rocha hoje é uma das principais vozes em prol da Diversidade e vem contribuindo para disseminar a importância da inclusão nas organizações e sociedade em geral. Seu principal diferencial é o pensamento transversal que tem sobre o tema da diversidade.
É Docente na Pós-Graduação de Sustentabilidade e Diversidade na FIA /USP, no SENAC e na Pós-PUCPR Digital. Mestre em Políticas Públicas e MBA Executivo em Gestão da Sustentabilidade pela FGV, Especialização em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, e Relações Públicas pela Cásper Líbero.
É detentora oficial do conceito Diversitywashing – Lavagem da Diversidade – no Brasil, desde 2016. É colunista da Época Negócios (editora Globo), na coluna Diversifique-se, da Vogue Negócios, e mais recentemente se tornou colunista do InvestNews, no ESG News com Liliane Rocha. A executiva foi reconhecida por três anos consecutivos como uma das 101 Lideranças Globais de Diversidade e Inclusão pelo World HRD Congress.