Consciência negra e a importância da representatividade na infância

Verônica Bonfim idealiza, escreve e protagoniza “A Menina Akili e Seu Tambor Falante, O Musical“, que ressalta a importância da representatividade ainda na infância.

“A arte tem um papel fundamental na educação e transformação social no Brasil, onde o racismo estrutural nos invisibiliza constantemente”, disse a atriz e autora sobre o premiado espetáculo com direção de Rodrigo França.

Com apresentações no mês em que celebramos o Dia da Consciência Negra, o espetáculo infantojuvenil “A menina Akili e Seu Tambor Falante, O musical”, é a oportunidade para toda família celebrar a data. Na história, Akili, uma menina africana que vive numa pequena aldeia chamada Adimó e que junto com seu melhor amigo, um tambor falante de nome Aláfia, seguirá numa jornada para se tornar uma Griote, uma contadora de histórias, guardiã da tradição oral do seu povo. Protagonizado, idealizado e escrito por Verônica Bonfim, com direção de Rodrigo França e direção musical de Samara Líbano, as apresentações acontecem neste sábado (19) e domingo (20), às 11h, no espaço EcoVilla Ri Happy, no Rio.

A peça, que recebeu o 16º Prêmio APTR Nacional na categoria “Melhor espetáculo infantojuvenil”, reforça a importância da arte para um país melhor, como destaca Verônica. “A arte tem um papel fundamental na educação e transformação social no Brasil, onde o racismo estrutural nos invisibiliza constantemente. As mulheres negras que, de fato, o sustenta, são a maioria da população, mas ainda não estão devidamente valorizadas e representadas em nossa cultura”, ressalta

A atriz, nascida no sul da Bahia, mostra toda sua versatilidade ao dar vida a menina africana Akili, que vive numa pequena aldeia chamada Adimó e que junto com seu melhor amigo, um tambor falante e segue numa jornada para se tornar uma Griote, uma contadora de histórias; guardiã da tradição oral do seu povo. “Falamos da África sob o viés matriarcal, com isso, respeitamos a história. É nossa mãe, continente berço da humanidade. Falamos sobre a história, força e do protagonismo de mulheres que estão em cena e fora dela”, pontuou Verônica sobre o projeto, que tem direção geral de Rodrigo França e musical de Samara Líbano.

Quem assiste a artista nos palcos logo percebe que ela está em casa: os olhos vibram, os gestos chamam a atenção e toda sua potência artística ganha a plateia. Além do sucesso ao participar dos musicais ‘Elza’ e ‘Vozes Negras’, no teatro, Verônica estrela também ‘3%’, na Netflix; ‘Além da Ilha’, no Multishow; e ‘De Sonhos e Segredos’, de Oswaldo Montenegro, no Canal Brasil. Recentemente lançou também seu primeiro EP autoral, ‘Nega Luxenta’
Formada e especializada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, Verônica é múltipla. A cada nova personagem que lhe cabe, um mergulho profundo: de corpo, alma e coração., deixa a atriz em evidência de forma arrebatadora. “A ideia é trazer luz para estes outros imaginários ainda na infância através do teatro, na construção de uma sociedade melhor”, acredita.

A aventura de Akili resgata os valores civilizatórios africanos, apresentando uma África cheia de riquezas com uma diversidade de povos, línguas e cores, contrapondo o retratado pela cultura ocidental. “É a realização de um sonho antigo que existe desde a escrita do livro que inspirou a peça, e que hoje se materializa no olhar de cada criança que nos assiste ao redor do país. Que possamos levar referências positivas sobre nosso povo e tema”, revela Verônica.

Além de assuntos como a valorização da ancestralidade e a importância da representatividade, o combate ao racismo também é um dos temas abordados. “Que possamos proporcionar diversão de modo educativo a todos. Acredito que as famílias brancas podem aproveitar para conhecer mais sobre nossas histórias e educarem seus filhos e filhas para serem antirracistas e, que as famílias negras, possam se reconhecer nessas narrativas e fortalecer o orgulho de onde viemos e de quem somos”, frisou.

Seja na arte de interpretar, no poder do canto ou na criação de um enredo, este é mais um pouco do projeto que consolida a carreira de Verônica Bonfim. “São muitas coisas boas acontecendo. Com Akili acabamos de receber dois prêmios importantes: o ‘Prêmio APTR’, o maior do teatro nacional, além do ‘Prêmio Escritas Pretas’. Isso fortalece nosso desejo e expectativa por uma temporada maior no próximo ano, além da gravação de nossa trilha musical que já é tão querida pelo público. Além disso, é possível que o musical ‘Vozes Negras’ também retorne em 2023”, concluiu.

SERVIÇO

“A menina Akili e seu tambor falante, o musical”
Classificação: Livre (indicação a partir de 4 anos).
Data: 19 e 20 de novembro de 2022
Horário: 11h
Local: Teatro EcoVilla Ri Happy – Jardim Botânico
Ingressos: R$90,00 (inteira) e R$45,00 (meia entrada)

FICHA TÉCNICA
Realização: Baluarte Cultura
Idealização, Roteiro, Dramaturgia e Músicas: Verônica Bonfim
Direção: Rodrigo França
Codireção: Valéria Monã
Direção Artística: Verônica Bonfim
Direção de movimento: Tainara Cerqueira
Direção musical: Samara Líbano
Direção de Arte: Estúdio Roncó
Pesquisa: Nathália Grilo e Criação: Adriano Cipriano
Atriz principal: Verônica Bonfim
Atriz convidada: Iasmin Patacho
Percussão: Geiza Carvalho
Figurino: Marah Silva
Cenografia: Mina Quental
Visagismo: Diego Nardes
Desenho de Luz: Pedro Carneiro
Gestora de Produção: Mariana Rodrigues
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria
Produção Associada: Ôh de Casa Produções Artísticas

QUEM REALIZA A MENINA AKILI E SEU TAMBOR FALANTE, O MUSICAL

A realização é da BALUARTE CULTURA (www.baluartecultura.com.br), empresa que há 16 anos cria soluções que unem interesses da sociedade e empresas, ajudando a construir um mundo com mais equidade através de parcerias multissetoriais. Desde 2005, a Baluarte já realizou projetos que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil. Empresa B Certificada desde 2015, a empresa também é signatária do Pacto Global e foi uma das vencedoras do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global.

O espetáculo conta ainda com produção associada da ÔH DE CASA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
empresa que desde 2013 se dedica à gestão da carreira artística da cantora, compositora, atriz, escritora e produtora Verônica Bonfim, com projetos artístico-culturais autorais ou em parceria, na área da música, literatura, audiovisual e teatro, com enfoque em questões raciais, gênero e diversidade. Produziu shows nacionais e internacionais no Continente Africano (Congo – Brazzaville e Cabo Verde), performances poético-musicais e a produção executiva e lançamento em 2016 do livro infantil ‘A menina Akili e seu tambor falante’, de autoria de Verônica Bonfim, em parceria com a Editora Nandyala Livros.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?