Contrata-se pessoas com comprometimento
O tema do artigo desta semana vem de uma solicitação, de uma das minhas mais assíduas leitoras, que me perguntou por que grande parte das pessoas não são comprometidas com as atividades do seu local de trabalho, mesmo sabendo o que devem fazer?
Disse a ela que existem alguns fatores que podem provocar esta falta de comprometimento, como: falta de reconhecimento, treinamento da equipe, capacitação da liderança, metas bem definidas, boa comunicação, igualdade no tratamento da equipe e ações mais enérgicas quando necessário.
Pedi para que ela fizesse um levantamento dos itens que descrevi, identificando qual era o perfil das pessoas mediante estes itens. Perguntei para ela o que faz para motivar sua equipe e disse para ela deixar claro a cada integrante que se não está feliz com seu trabalho, dê oportunidade para que outras pessoas, busque o que realmente gostaria de fazer profissionalmente, não se fazendo de vítima da situação dizendo que está ali somente porque precisa se sustentar.
Ressaltei a ela que realmente o comprometimento é fundamental para o bom desempenho das atividades de uma equipe, para que possam proporcionar bons resultados para uma organização. Quando falamos de comprometimento estamos falando sobre engajamento, compromisso, empenho, responsabilidade e dever!
Disse a ela que as empresas estão percebendo este novo cenário, que estão mais criteriosas em seus processos seletivos buscando contratar profissionais que possuem perfil de pessoas comprometidas e de atitude na execução de suas tarefas. O funcionário comprometido, tem orgulho da organização, recomenda seus produtos e serviços e vê a empresa como um dos melhores lugares para se trabalhar. Esse funcionário associa o seu sucesso profissional à companhia.
Resumindo, quando nos deparamos com a falta de comprometimento de uma pessoa ou equipe, precisamos fazer mudanças para que esse cenário seja modificado. Em alguns casos serão mudanças que proporcionará a transformação da equipe ou pessoa. Em outros casos teremos de fazer uma readequação no quadro com novos funcionários comprometidos para proporcionar uma nova dinâmica e formato de trabalho da equipe.
Demonstre a eles quais são suas expectativas para seu desempenho e procure descobrir se existe alguma informação oculta que possa melhorar a performance da equipe. Não foque sua atenção na pessoa, mas no problema. Você precisa de sua equipe comprometida e tratá-los com respeito e dignidade é importante. Tire tempo para cultivar um relacionamento pessoal com os integrantes de sua equipe. Lembre-se de que cada pessoa é um ser com pensamento e necessidades diferentes.
Um profissional comprometido é uma pessoa leal, dedicada e responsável com seu trabalho. É isso que os leva a trabalhar arduamente em cumprir suas tarefas a tempo. Uma pessoa que tem alto comprometimento organizacional é considerada muito leal; é uma pessoa muito envolvida com seu trabalho e é considerada muito dedicada e aos poucos conquista seu lugar de destaque.
E você é comprometido nas atividades em que desenvolve em sua vida? Se ainda não é, saiba que agora é o momento de mudar para uma vida de comprometimento, então comece agora! Nossas atitudes de hoje, refletiram em nossas vidas amanhã.
Grande abraço e sucesso!
Amarildo Nogueira
Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.
*Este artigo reflete as opiniões do autor. A Revista Raça não se responsabiliza e não pode ser responsabilizada pelos conceitos ou opiniões de nossos colunistas