Corinthians oferece letramento racial para atletas e torcida
Em evento realizado na noite de quinta-feira, 3, no Parque São Jorge, em São Paulo, o Sport Club Corinthians Paulista apresentou uma série de ações de um movimento que visa utilizar o clube como plataforma de combate ao racismo, cujo título é “Nossa História é uma Página em Preto”.
Em uma parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o clube lançará um edital que contemplará 20 estudantes negros com bolsas integrais para o curso de administração de empresas na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), que terá disciplinas voltadas á gestão esportiva.
Pelo edital, que será lançado no próximo dia 15, os estudantes selecionados receberão, além da bolsa, auxílio financeiro e apoio psicossocial ao longo de todo o período de graduação.
Dessas 20 bolsas de estudos, nove serão destinadas a participantes de iniciativas sociais apoiadas pela Nike, em São Paulo; outras nove irão para estudantes vinculados ao CIEE e duas serão encaminhadas à atletas federados pelo Corinthians.
Corinthians e letramento racial
O clube também apresentou uma parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol (ODRF) pela qual, junto com a Nike, promoverá sessões de letramento racial para atletas das categorias de base, do elenco profissional e aos funcionários.
Desse projeto, também será elaborada a cartilha “Combatendo o Racismo no Futebol”, que servirá como referência para o tema no ambiente esportivo. O material poderá ser acessado de forma gratuita pelo site da Nike.
Camisas em combate ao racismo
Junto às ações, o clube apresentou as novas camisas dos jogadores para as temporadas de 2024 e 2025. O uniforme número 1 apresenta a camisa branca, com detalhes em degradê que vão do branco ao preto nas mangas e barra.
Já o segundo uniforme é totalmente preto e será utilizado pela primeira vez pelo time profissional masculino na partida que acontecerá neste sábado, 2, na Neo Química Arena, contra o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro.