Revista Raça

Moda e Beleza

Cuidados para a pele negra

  • Autor: Redator

  • Publicado em: 17/10/2016

  • Comentários:

Saiba os cuidados necessários para evitar manchas e cicatrizes na pele negra

 

TEXTO: Sueli Lima | Adaptação web: David Pereira

Veja dicas de cuidados com a pele negra
Veja dicas de cuidados com a pele negra

A PELE NEGRA ENVELHECE MAIS DEVAGAR:

Por conter mais melanina, tem um filtro solar natural e sente menos os danos causados pelo sol. A pele negra também possui mais colágeno que a pele branca, o que a mantém mais firme e evita flacidez.

MAIOR RISCO DE MANCHAS:

As células de pigmento da pele negra trabalham mais rápido que as da pele branca, o que gera respostas mais rápidas a processos inflamatórios e outros machucados. Para evitar esse tipo de mancha, o ideal é fazer esfoliações recorrentes e usar protetor solar, evitando também o risco de manchas causadas pela exposição ao sol.

MENOS ACNE:

A pele negra é geralmente mais seca e as chances de surgimento de acne é menor, mas a hidratação é importante para que a pele não se torne esbranquiçada e grossa. Isso evita o aparecimento de rachaduras. Além da hidratação, é importante evitar banhos com água muito quente e aplicar óleo de amêndoas após os banhos.

BOLINHAS NO CORPO:

A foliculite é uma inflação que causa “bolinhas” no corpo. Os pelos da pele negra têm uma tendência natural a crescer mais juntos e mais enrolados, o que aumenta as chances de encravarem. O resultado é a foliculite, inflamação que causa “bolinhas no corpo”. Para evitar que ela apareça com frequência, o ideal é fazer esfoliação da pele a cada dois meses, pelo menos.

EVITE TRATAMENTOS ESPECIAIS:

 Por ser uma pele mais propensa a manchas, os tratamentos que causam agressões mais severas à pele, como esfoliações muito agressivas, peeling mecânico, peelings químicos e outros tratamentos com ácido retinoico – substância que promove a esfoliação e estimula a produção de colágeno, substância responsável pela firmeza da pele – devem ser evitados.

FILTRO SOLAR:

Embora a pele negra esteja mais protegida dos danos solares, inclusive do câncer de pele, a proteção não é totalmente garantida. Por isso, a aplicação do filtro solar deve ser feita diariamente, utilizando produtos de fator 15 ou 30.

PREVINA-SE DOS MELASMAS:

Mais comum em mulatos e pardos, o melasma é uma mancha escura que ocorre principalmente no rosto, em um ou nos dois lados da face, sem nenhum outro sintoma aparente. As causas variam de herança genética a alterações hormonais (gravidez, uso de anticoncepcionais e outros tratamentos). Para se prevenir, além do uso diário de filtro solar, evite tratamento com o hormônio progesterona (o maior responsável pelo aparecimento dos melasmas, de acordo com os especialistas).

Além da hidratação, é importante evitar banhos com água muito quente e aplicar óleo de amêndoas após os banhos
Além da hidratação, é importante evitar banhos com água muito quente e aplicar óleo de amêndoas após os banhos

PINTINHAS NA PELE

Esses pontinhos são uma doença benigna e podem atingir qualquer pessoa. A pele do rosto e do pescoço, por ser mais fina, acaba sendo o principal foco das pintinhas, comuns em mulheres de pele negra ou mulata. Os prejuízos são apenas estéticos e o tratamento das lesões é feito com cauterização química.

CONTROLE DO SUOR

A pele negra tem uma secreção aumentada das glândulas sudoríparas, e o resultado disso é mais suor e chances maiores de odores indesejáveis. O excesso de suor está relacionado aos casos de acne inflamatória. Os cuidados incluem o uso de sabonetes neutros, gel ou emulsão que reduzam a formação de acne a partir do controle da oleosidade.

FUJA DE TRATAMENTOS NO VERÃO

Nenhum tratamento estético é indicado para a pele negra no verão, pelo risco maior de desenvolver manchas pós-inflamatórias. Dessa forma, o ideal é fazer esses tratamentos no outono ou inverno, quando a exposição solar é menor.

PRODUTOS CERTOS

Com tantas características peculiares, é bom lembrar que a cosmetologia possui produtos específicos para a pele negra, incluindo protetores solares, capilares, bases e protetores labiais. Usá-los, aumenta as chances de resultados mais eficazes.

O ANO TODO

A preocupação aumenta com a chegada do verão, mas durante todo o ano há necessidade do uso de filtro de proteção solar, hidratação da pele, cabelos... Cuide-se, sempre!

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 162.

Comentários

Comentários