Antes de iniciar este artigo vamos esclarecer algo que é motivo de dúvidas e erros. Qual o plural de currículo? Em latim, o plural de curriculum é currícula, porém o plural da forma aportuguesada (currículo) é currículos.

Um bom currículo é fundamental para a conquista de uma oportunidade de trabalho. Por isso é muito importante a elaboração correta do mesmo. Porém, há vezes que toda aquela dedicação pode não ser suficiente, aí vale contar com o auxílio de um profissional qualificado, para ajudar na elaboração do currículo para atender as expectativas de recrutadores e o mercado. Para facilitar colocarei a seguir os principais tópicos que o mesmo deve conter:

DADOS PESSOAIS:   Este   campo deve conter, nome, endereço, telefone (res), celular, e-mail, devendo estar atualizados, pois é através destes dados que as empresas entrarão em contato com você para uma possível oportunidade de entrevista.

OBJETIVO: Importante descrever o título do cargo (Vendedor, Coord. de RH, Gerente de Logística...) da vaga que pretende. Recebo muitos currículos com mais de um título neste campo. É através do objetivo, que os selecionadores definem se continuam lendo ou deixam de lado. Portanto, esse ponto é muito importante. Procure ser claro e convincente. Afinal de contas, é preciso saber realmente o que você quer. Apontar mais de um objetivo pode demonstrar imaturidade e falta de foco.

QUALIFICAÇÕES: Grande parte dos profissionais de recrutamento e seleção, desejam visualizar logo no início as suas qualificações. Este procedimento é utilizado para saber se você possui o perfil para a vaga oferecida.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Deve descrever os detalhes quanto a sua vida acadêmica. É importante que a mesma seja coerente com a vaga a qual almeja a oportunidade.

IDIOMAS: Mencionar o que realmente sabe sobre o mesmo, sobre o idioma mencionado.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Importante mencionar as 3 últimas empresas que trabalhou, de preferência.  A Descrição das atividades que você mencionou neste campo deve ir para o campo Qualificação. Caso você tenha obtido promoção na empresa é importante destacar.

CURSOS EXTRACURRÍCULARES:  É de grande importância e possui grande valor no momento da avaliação dos selecionadores. As pessoas ainda não possuem a compreensão da importância do mesmo, mas este cenário já está se modificando. Como costumo dizer, “Seja empreendedor de sua carreira e não delegue a responsabilidade para ninguém”.

TRABALHO VOLUNTÁRIO:  Este tópico é bem visto pela grande parte da empresa. A pessoa que realiza trabalhos voluntários, geralmente, possui a característica de se doar e facilidade em trabalhar em equipe.

IMPORTANTE:

  • Muito cuidado com os erros de ortografia;
  • Cuidado com a estética, não exagere e nem seja simplista demais;
  • De preferência elaborar um currículo para cada empresa;
  • Não há necessidade de enviar o mesmo com foto;
  • Currículo não é para escrever a história de sua vida, mas sim apara fazer sua apresentação ao selecionador. O tempo máximo que você tem para se apresentar ao selecionar é de 3 minutos. O ideal é que o currículo tenha no máximo 2 folhas, mencionando somente informações relevantes;
  • Seja verdadeiro, jamais coloque informações que não sejam reais.

Não deixe para elaborar seu currículo somente quando desejar trocar de empresa ou for demitido, o ideal é que o mesmo seja atualizado semestralmente, pois além de ser sua apresentação profissional serve de termômetro quanto a necessidade de se qualificar melhor para conquistar a oportunidade tanto deseja. Vale a pena, por melhor que seja a empresa em que trabalha encaminhar seu currículo, a cada seis ou doze meses, para outras empresas para sentir como está sua aceitação no mercado de trabalho e para saber o que precisa melhorar em seu currículo (formação acadêmica, cursos, experiência, etc.).

Com essas dicas você já tem condições de elaborar um excelente currículo, e poderá conquistar sua oportunidade profissional tão desejada.

 

“Lembre-se: as oportunidades favorecem as pessoas que estão preparadas!”

 

Grande abraço e sucesso!

Amarildo Nogueira

Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.

*Este artigo reflete as opiniões do autor. A Revista Raça não se responsabiliza e não pode ser responsabilizada pelos conceitos ou opiniões de nossos colunistas

Comentários

Comentários