Dasa aumenta a contratação de médicos e lideranças negras

A Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, acaba de lançar dois projetos para a fortalecer ainda mais a promoção da diversidade racial na companhia e melhorar a atenção à saúde da população negra. Uma das ações é o convênio com o Instituo DIS (Diversidade e Inclusão na Saúde) para a contratação de médicos negros (pretos e pardos), que atuarão no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, e Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, em Santo André (SP). A outra iniciativa é o processo de seleção e treinamento de 30 profissionais negros para atuar em cargos de liderança dentro da rede, em diversos níveis.

“A contratação de profissionais negros não basta: a representatividade real é abrir espaço para pessoas pretas atuarem em posições estratégicas e de destaque, contribuindo, em alto nível, com a saúde dos brasileiros. Além de serem referência para jovens, esses profissionais enriquecem discussões, processos e despertam a empresa para um horizonte mais plural e fértil para a inovação”, explica Fabio Rosé, diretor-geral de Pessoas e Cultura da Dasa.

Diversidade e Inclusão na Saúde

O convênio com o Instituto DIS, capitaneado pelo médico Fleury Johnson, é inédito na área da saúde no Brasil e tem o objetivo de promover a diversidade e inclusão na comunidade médica, além de melhorar os índices de saúde da população negra dentro da rede, com atenção especial às interseccionalidades, como mulheres, grupos LGBTQIA+, pessoas com deficiência e idosos. O projeto partiu de um diagnóstico estrutural de diversidade na comunidade médica da Dasa. O Instituto irá orientar e divulgar processos de contratação afirmativa nos hospitais e tornará o ambiente e os times mais inclusivos e conscientes para tomadas de decisão.

A primeira meta é aumentar a taxa de contratação anual de médicos negros nos hospitais Nove de Julho e Christóvão da Gama até que seja alcançada, pelo menos, a mesma porcentagem de médicos pretos no Brasil, que é de 17,6%, segundo o último censo sobre o assunto do IBGE*. “Começaremos atuando na dimensão educativa dos times, com letramento especializado para profissionais de saúde, além de apoiar os processos seletivos com vagas afirmativas para pessoas negras”, explica Bruno Pinto, diretor-geral do Hospital Nove de Julho.

A meta de longo prazo é entregar um diagnóstico com medidas práticas para adequação do ambiente hospitalar para públicos diversos.               Assim, o projeto deve tornar não só os times, mas também os espaços mais inclusivos e preparados para receber a diversidade. “Vamos também criar fluxos de cooperação técnica e científica, facilitando o acesso e a busca pelas possibilidades da Dasa por parte de estudantes, pesquisadores e médicos de grupos menorizados. Com o tempo, o projeto deverá se expandir para outras marcas e unidades da Dasa”, completa Bruno.

Líderes Negros

O projeto de contratação de líderes negros já está em curso e prevê a seleção e mentoria de 30 profissionais para a Dasa. O processo contempla o público externo ou os colaboradores da rede que tenham os requisitos para pleitear as vagas. Os postos são de supervisão, coordenação, gerência, direção, cargos executivos, entre outros de liderança disponíveis no momento da contratação.

Depois de selecionados, os contratados passarão pelo Programa Liderança DNA, que tem um conteúdo customizado para apoiar gestores a se desenvolverem junto com a companhia. Também está prevista uma mentoria de cada contratado com executivos de alto nível da Dasa.  “A formação de novas lideranças negras faz parte da nova cultura da empresa, lançada em 2021, e é urgente para ampliar e perpetuar a diversidade. Quando pessoas negras alcançam postos de gestores, têm um olhar atento para a inclusão”, completa Rosé.

Diversidade na Dasa

A Dasa, desde agosto de 2019, conta com uma área dedicada exclusivamente à Diversidade & Inclusão, atuando nas seguintes frentes: Pessoas com Deficiência, Equidade de Gênero, Igualdade Racial, LGBTQIA+ e Diversidade Geracional.

Em 2020, lançou um Comitê de Diversidade, formado por executivos e, para ampliar esse trabalho, conta com cinco grupos de afinidade, que engajam cerca de 338 colaboradores ao todo. Os grupos de afinidade que integram o  DiversiDasa são: Vozes Negras, Equidade Up, Prisma, Sem Barreiras e  Geramix.  A companhia também adere a compromissos públicos como a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero e o Pacto Global das Nações Unidas.  

Sobre a Dasa

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 23 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.

Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 15 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 980 unidades no Brasil.

A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas.

Somos Dasa e somos para toda a vida. Para mais informações, acesse: https://dasa.com.br/

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?