Revista Raça

Festas

DEBATE SOBRE O LEGADO DE CLÓVIS MOURA

  • Autor: Redator

  • Publicado em: 19/10/2016

  • Comentários:

Veja o debate, sediado pelo Centro Cultural de São Paulo, sobre a obra do jornalista e historiador Clóvis Moura

 

TEXTO: Redação | FOTO: Rafael Cusato | Adaptação web: David Pereira

O pensador Kabengele Munanga | FOTO: Rafael Cusato
O pensador Kabengele Munanga | FOTO: Rafael Cusato

Diante da grandiosidade do legado de Clóvis Moura e relembrando os 10 anos de seu falecimento, o Centro Cultural São Paulo sediou um excepcional debate sobre a obra do historiador e jornalista.

Clóvis Moura foi sem dúvidas um dos principais estudiosos da situação e das lutas dos negros no Brasil do século passado, e mais do que teórico, foi um militante da causa emancipadora. Sua grande contribuição foi a compreensão da realidade histórico-social brasileira a partir das relações de produção da vida material e das contradições e luta de classes que se acirram entre as principais classes antagônicas existentes no interior dessa sociedade.

O evento, proporcionado pela fundação Maurício Grabois e a UNEGRO, contou com grandes pensadores e conhecedores de sua obra, como Kabengele Munanga, Sueli Carneiro Soraya Moura e Mauricio Pestana. Sob o título “O pensamento radical de Clóvis Moura nos 10 anos de sua morte”, debatido no Centro Cultural São Paulo, eles apresentaram duas dimensões da vida e obra de Clóvis Moura, discutindo sua grande contribuição para a compreensão do papel desempenhado pelos negros no processo de desenvolvimento da sociedade brasileira. O autor fez diversos textos e reflexões sobre as particularidades do racismo à brasileira, acobertadas pela ideologia da democracia racial que tem por raiz séculos de escravidão e opressão.
Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 190.

Comentários

Comentários