Denúncia de racismo em loja de roupas na Zona Norte do Rio

No último dia 19 de dezembro, a empresária Jane Raquel viveu uma situação de racismo em uma loja de roupas no shopping Nova América, em Del Castilho, Zona Norte do Rio. Ela estava acompanhada de amigas, mas acabou sendo acusada injustamente de roubo por funcionários da loja.

Jane compartilhou seu relato nas redes sociais. Segundo ela, após observar algumas peças em uma arara, tentou alcançar as amigas que já tinham saído da loja. Foi então que percebeu estar sendo seguida por funcionários. Minutos depois, a gerente a abordou e, sem nenhuma prova, pediu para revistar sua bolsa.

“Fecharam a loja comigo e minhas amigas lá dentro. Um funcionário ainda disse que me viu saindo com uma peça e nos mandou calar a boca, debochando”, desabafou Jane.

A situação se estendeu por mais de uma hora, com a presença de seguranças e o coordenador do shopping. Uma multidão se formou do lado de fora pedindo justiça. Quando a polícia chegou, Jane e suas amigas foram levadas à delegacia, onde ficaram até as 2h da manhã para registrar o boletim de ocorrência.

A loja, por sua vez, informou que demitiu uma das funcionárias envolvidas e abriu uma investigação para apurar o caso. “A colaboradora não faz mais parte do nosso quadro de funcionários”, disse a empresa em nota.

O episódio gerou revolta nas redes sociais, com muitas pessoas expressando apoio a Jane e criticando práticas racistas ainda tão presentes no Brasil. A Polícia Civil está investigando o caso, que foi registrado na 44ª DP (Inhaúma).

“É doloroso passar por isso. Nunca imaginei viver algo assim, mas espero que minha voz ajude a evitar que outras pessoas sofram o mesmo”, concluiu Jane em seu relato.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?