Saiu na Raça 249
Por: Carlos Machado
As invenções e descobertas egípcias são objetos, processos ou técnicas que devem sua existência ou primeiro relato escrito conhecido parcial ou totalmente a uma pessoa egípcia do norte da África. Diversas pesquisas indicam que essas populações eram negras de pele escura.
TRATADO DE PAZ EGIPCIO-HITITA, CHAMADO DETRATADO DE KADESH. NA PAREDE EXTERNA OCIDENTAL DA FAZENDA CACHETTE NO TEMPLO DE KARNAK, LUXOR, EGITO. CERCA DE 1259 A.C.
ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
Modelos de banco comunitário – O banco comunitário é uma forma não tradicional de empréstimo de dinheiro.
Ao contrário dos bancos ou outras instituições de crédito clássicas, os fundos que os bancos comunitários emprestam aos mutuários são recolhidos pela própria comunidade local.
Isso tende a significar que os indivíduos de um bairro ou grupo têm mais controle sobre quem está recebendo o capital e como esse capital está sendo gasto. Essa prática existe de alguma forma há milênios no antigo Egito (Kemet), por exemplo, quando o grão era frequentemente usado como moeda, os celeiros locais armazenavam e distribuíam o suprimento de alimentos da comunidade. Desde então, vários modelos de bancos comunitários evoluíram.
Polícia – No antigo Egito, evidências de aplicação da lei existem desde o período do Império Antigo. Há registros de um cargo conhecido como “Juiz Comandante da Polícia” datado da Quarta Dinastia.
Sistema postal – O primeiro uso documentado de um sistema postal – serviço de correio designado patrocinado pelo Estado para a disseminação de documentos escritos surge no Egito, onde os faraós (abelha rei) usavam correios para enviar decretos por todo o território do Estado (2400 aC).
Direito – A antiga lei egípcia, datada de 3000 aC, era baseada no conceito de Maat (deusa da verdade, justiça e ordem) e caracterizada pela tradição, discurso retórico, igualdade social e imparcialidade.
CONSTRUÍDA HÁ CERCA DE 4700 ANOS, A FORTALEZA BUHEN (BUÉM) NA BAIXA NÚBIA, FRONTEIRA DO EGITO COM O SUDÃO É A ESTRUTURA DE ENCASTELAMENTO MAIS ANTIGA DO MUNDO; SUA ARQUITETURA CLÁSSICA FOI O MODELO PARA OUTROS CASTELOS.
GUERRA
Organização militar – Já no Império Antigo (c. 2686-2160 aC) Kemet usava unidades militares específicas, com a hierarquia militar aparecendo no Império Médio (c.2055-1650 aC).
Escriba militar e registro de batalha – A primeira batalha bem documentada na história do mundo é a
Batalha de Megiddo.
Catapulta – Uma catapulta datada do século 19 aC foi encontrada nas paredes da fortaleza de Buhen.
Ponte levadiça – A fortaleza de Buhen contém as mais antigas pontes levadiças conhecidas.
Ameias – Outra característica da fortaleza de Buhen é a construção das ameias mais antigas do mundo.
Setas – Foram encontradas pela primeira vez em alguns fortes do Reino Médio.
Aríetes – A representação mais antiga de um possível aríete é do túmulo do nobre Khety da 11a Dinastia, onde um par de soldados avança em direção a uma fortaleza sob a proteção de uma estrutura móvel coberta, carregando uma longa vara.
Torres de cerco – Torres de cerco móveis foram inventadas no Egito durante o Primeiro Período Intermediário.
Aríete naval – Aríetes navais foram construídos em navios desde pelo menos o reinado de Amenhotep I.
Gancho – Os antigos egípcios usavam ganchos desde o colapso da Idade do Bronze e em sua guerra com o povo do mar.
Adaga – No Vale do Nilo as adagas eram geralmente feitas de cobre ou bronze, enquanto a realeza tinha armas de ouro. Pelo menos desde o Egito pré-dinástico, (c. 3100 aC), as adagas eram adornadas como objetos cerimoniais com punhos dourados e, posteriormente, construções ainda mais ornamentadas e variadas. Uma das primeiras adagas de prata foi recuperada com design de nervura central.
Cães de polícia e cães de guerra – Foram usados pelos egípcios já em 4000 aC.
Criptografia – Uma das primeiras formas de criptografia é a substituição de símbolos, que foi encontrada pela primeira vez na tumba de Khnumhotep II, que viveu em 1900 aC no Egito. A criptografia de substituição de símbolo é “não padrão”, o que significa que os símbolos requerem uma cifra ou chave para serem compreendidos.
Conheça a sua ciência e tecnologia milenar ancestral Africana! Descolonize-se!