Dia Internacional Nelson Mandela
18 de julho, data de celebração do aniversário de Nelson Mandela, líder sul-africano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993. A comemoração ganhou o título de Dia Internacional Nelson Mandela, ele que destinou sua vida ao serviço humanitário, como advogado, prisioneiro, pacificador e como o primeiro presidente eleito de forma democrática na África do Sul não mais escravizada.
Foi em 2009 que a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) decidiu homenagear os feitos de Mandela em prol da paz, através de muito diálogo e devido ao seu empenho em incentivar indivíduos a agirem e fazerem a diferença em seus grupos. Ficou preso 27 anos preso por militar pelo fim do Apartheid (regime de segregação racial) e pela liberdade do povo do seu país, a África do Sul.
Em razão das práticas racistas desse regime segregacionista sul-africano, a Assembleia Geral em 1962. Instaurou a Resolução 1761 que bloqueou o poder militar e econômico do país, além de exigir que todos os Estados-membros da ONU cortassem relações com a África do Sul.
A partir de 2015, o Dia Internacional Nelson Mandela ganhou mais desígnios em relação ao encarceramento humano com a finalidade de conscientizar a sociedade, principalmente sobre a valorização do trabalho social de suma importância, dos agentes penitenciários. Neste mesmo ano, a ONU revisou as Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Prisioneiros e com a finalidade de honrar o legado desse defensor dos direitos humanos, e as nomearam como Regras de Nelson Mandela.
Madiba como também ficou conhecido por ser o nome do clã o qual fazia parte, contribuiu para a cultura de paz e liberdade. O tema do Dia Nelson Mandela, traz uma fala dele próprio: “Está em nossas mãos fazer do mundo um lugar melhor”. Não à toa precisamos de pessoas inspiradoras e engajadas em promover muitas mudanças. Segundo ele: “É tão fácil quebrar e destruir. Os heróis são aqueles que fazem a paz e constroem”.
Para António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas: “Nelson Mandela foi um colosso de coragem e convicção. Um líder de grandes feitos e de uma humanidade extraordinária. Um gigante do nosso tempo. Ao comemorarmos a vida e o legado de Nelson Mandela, deixemo-nos inspirar pelo seu espírito de humanidade, de dignidade e de justiça. E ele nos mostrou a extraordinária diferença que uma pessoa pode fazer na construção de um mundo melhor”.
E para o próprio, o problema não era simples de se resolver, por isso dizia: “Superar a pobreza não é um gesto de caridade. É um ato de justiça. É a proteção de um direito humano fundamental, o direito à dignidade é a uma vida decente. Enquanto a pobreza persistir, não haverá verdadeira liberdade”.
O tema de 2024 do Dia Nelson Mandela diz que o poder de combater a pobreza e as desigualdades está em nossas mãos, com foco em construir um mundo melhor para todos sem distinção, além de homenagear a histórica trajetória desse líder sul-africano explica, António Guterres, secretário-geral da ONU.
Por: Sabrina Andrea @sabrandrea
Foto: Matthew Willman