Diretora se desculpa depois de diminuir Venus e Serena Williams em discurso de prêmio
Depois de receber prêmio de Melhor Diretor na 27ª edição do Critic’s Choice Awards, diretora Jane Campion afirmou que as tenistas “são maravilhosas. No entanto, não precisam competir com homens como eu”
A diretora Jane Campion causou polêmica em seu discurso depois de receber o prêmio de melhor diretor na 27ª edição do Critic’s Choice Awards pelo filme “Ataque dos Cães”. Campion fez um comentário direcionado às irmãs Venus e Serena Williams, diminuindo o esforço das tenistas: “Serena e Venus, vocês são maravilhosas. No entanto, vocês não precisam competir com os homens como eu”, disse Campion.
Em seu discurso, Campion fez elogios às mulheres presentes e destacou as irmãs Williams que estavam ao lado do ator Will Smith, protagonista do filme “King Richard: Criando Campeãs“, que conta a história do pais das tenistas.
A reação dos usuários de redes sociais à fala da diretora foi imediata, as pessoas apontaram um viés racista e machista da fala de Campion.
Na última segunda-feira (15), diante da repercussão, Campion publicou um pedido de desculpas ue foi publicado pela imprensa americana. “Fiz um comentário sem pensar comparando o que alcancei na indústria cinematográfica com o que Serena Williams e Venus Williams conquistaram”, começou a diretora.
“Minha intenção não era menosprezar essas duas lendárias mulheres negras, atletas de nível mundial.”
“O fato é que as irmãs Williams competiram com homens nas quadras e fora delas, elevaram os padrões e abriram as portas para as mulheres neste mundo.”
“A última coisa que eu gostaria é de minimizar essas grandes mulheres. Eu adoro Serena e Venus. Suas conquistas são titânicas e inspiradoras. Serena e Venus, peço desculpas e aplaudo completamente vocês”, completou.