Dra. Mae Jemison completa 66 anos
Mais que comemorar o aniversário, falar da Dra. Mae Jemison é uma forma de lembrar da força de muitas mulheres negras na ciência.
Cientista, engenheira química, médica, professora e astronauta, a Dra. Mae Jemison tem sido uma forte defensora da ciência e tecnologia. Ela aplicou sua experiência médica ao serviço de seu país, primeiro como voluntária do Corpo da Paz na África e depois como astronauta do ônibus espacial. Mae Jemison inspira e encoraja ativamente os jovens a seguir carreiras em ciência e medicina, e tem trabalhado para defender a diversidade de gênero, étnica e social nas ciências.
Nascida em Decatur, Alabama, em 1956, Mae Jemison foi criada em Chicago, Illinois. Caçula de três filhos de Charlie e Dorothy Jemison. Seu pai era um trabalhador de manutenção e carpinteiro e sua mãe era professora. A irmã mais velha de Jemison, Ada Sue, também é física. O interesse de Jemison pela ciência começou cedo quando um tio incentivou sua curiosidade sobre astronomia, antropologia e arqueologia.
Jemison ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Stanford aos 16 anos, graduando-se em 1977 em Engenharia Química. Ela também cumpriu os requisitos de grau para um bacharel em estudos afro-americanos. Ela recebeu seu diploma em medicina da Universidade de Cornell em 1981. Durante a faculdade de medicina, ela trabalhou como voluntária em Cuba, no Quênia, e em um campo de refugiados cambojano na Tailândia.
Depois de se formar na Cornell Medical School, a Dra. Jemison passou o ano seguinte fazendo um estágio rotativo de um ano no Centro Médico da Universidade do Sul da Califórnia. Sabendo que ela queria trabalhar no mundo em desenvolvimento e, em última análise, trabalhar em pesquisa de engenharia biomédica, ela se candidatou para servir como voluntária do Corpo da Paz e se tornou médica em Serra Leoa e na Libéria de 1983 a 1985.
Dra. Jemison recebeu inúmeras honrarias e prêmios. Ela recebeu o Essence Award em 1988. Ela foi premiada com a Gamma Sigma Gamma Woman of the Year em 1989 e foi nomeada uma das 10 Outstanding Women dos anos 90 de McCall em 1991. Jemison foi premiada com o Black Publications Black Achievement Trailblazers Award em 1992. Ela inspirou o Museu de Ciência e Espaço Mae C. Jemison no Wright Junior College em Chicago, que foi dedicado em 1992. Ela foi nomeada para a lista de Mulheres Mais Influentes de Ebony em 1993, e foi introduzida no Hall da Fama das Mulheres Nacionais em 1993.