Encontros de experiências em políticas de inclusão e diversidade no Brasil
Aconteceu esta semana o encontro entre o CEO da Revista Raça e do Fórum Brasil Diverso, Maurício Pestana, e a secretária da Reparação do Estado da Bahia, Ângela Guimarães, ambos com vasta experiência na luta contra o racismo em espaços de poder em nosso país.
A secretária Ângela Guimarães, natural de Salvador, tem uma trajetória marcada pela luta pela igualdade racial e pelos direitos das comunidades tradicionais. Já o CEO Maurício Pestana é conhecido por seu trabalho pioneiro na promoção da diversidade e inclusão no mundo corporativo e das comunicações. Durante o encontro, eles discutiram estratégias para fortalecer a parceria entre o Fórum Brasil Diverso e o governo da Bahia, visando promover políticas públicas mais inclusivas e equitativas.
Uma das principais propostas que surgiram do encontro foi a de criar um ambiente mais favorável à inclusão e diversidade nas empresas baianas. Para isso, serão desenvolvidas ações conjuntas com instituições públicas e privadas, não só baianas, mas de todo o Nordeste brasileiro, baseado nas experiências das duas lideranças nos últimos anos. A secretária Ângela Guimarães destacou a importância de uma abordagem interseccional para enfrentar o racismo e a discriminação. Já o CEO Maurício Pestana ressaltou a necessidade de uma mudança cultural profunda nas empresas.
O Fórum Brasil Diverso, idealizado por Maurício Pestana, completou dez anos de existência e tem sido um importante catalisador de tendências voltadas para a equidade e inclusão no mundo do trabalho. A parceria entre o Fórum e o governo da Bahia pode ser um divisor de águas na luta contra o racismo e pela inclusão. Ângela Guimarães também destacou a importância da educação e do apoio ao empreendedorismo negro para promover a igualdade racial e combater a discriminação.
Já o CEO Maurício Pestana ressaltou a necessidade de uma abordagem mais ampla, envolvendo não apenas as empresas privadas, mas também as instituições e empresas públicas e a sociedade civil. O encontro foi um passo importante para fortalecer a luta antirracista no mundo do trabalho.