Mostra gratuita sobre mitos afro-brasileiros reúne obras de 14 artistas e fica em cartaz até 4
A exposição “Entre o Aiyê e o Orun” entra em sua reta final e pode ser visitada apenas até o dia 4 de maio, na Caixa Cultural São Paulo. Com entrada gratuita, a mostra mergulha nos mitos da criação do mundo segundo as religiões afro-brasileiras, reunindo obras de 14 artistas consagrados, entre eles Carybé, Emanoel Araújo, Mario Cravo Jr., Pierre Verger e Rubem Valentim.
A visitação é livre e acontece de terça a domingo, das 8h às 19h, na Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111, Centro Histórico). A produção é da Janela do Mundo, com coprodução da Hasta La Luna e patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. A organização também disponibiliza entrevistas com a curadora e artistas participantes para a imprensa. Aproveite: é uma curta temporada prestes a se encerrar!
Com curadoria de Thais Darzé, a exposição apresenta pinturas, esculturas, fotografias, desenhos e instalações que evidenciam a força da cosmologia africana na arte brasileira. O público tem a oportunidade de conhecer produções que transitam por linguagens variadas e ressaltam as raízes culturais afrodescendentes, destacando artistas como Ayrson Heráclito, Caetano Dias, J. Cunha, José Adário e Nadia Taquary. Segundo a curadora, “as obras selecionadas transitam pela poética dos mitos da criação do mundo na visão afro-brasileira”.