Escritório de advocacia promove curso para estudantes e profissionais negros

Lançada em 2020 pelo Pessoa & Pessoa Advogados Associados, a iniciativa faz parte do Plano de Ação para Diversidade e Inclusão do escritório. O curso é gratuito e oferece 90 vagas. O escritório Pessoa & Pessoa Advogados Associados inicia, no próximo dia 8 de agosto, a 2ª edição do Programa de Capacitação para Estudantes e Profissionais do Direito. Serão 90 vagas para os cursos de Advocacia Trabalhista e Advocacia Consumerista. As aulas são gratuitas e destinadas exclusivamente a pessoas negras.
A 1ª edição, em 2020, foi realizada na unidade do escritório central, em Salvador, para 15 alunos. Na ocasião, Cleidinei Azevedo Gomes, 37 anos, formado em Direito pela Faculdade 2 de julho (BA), foi selecionado e assinou contrato com o escritório, iniciando em fevereiro de 2021 na área trabalhista.

“Ações afirmativas como essa são importantes para garantir que o negro possa ingressar em certos espaços da sociedade. Só assim será possível assegurar que aquilo que hoje chamamos de racismo estrutural fique no passado e que uma nova estrutura represente fielmente as características da população brasileira. É questão de oportunidade”, diz. O Programa de Capacitação, que passa a ser realizado a cada dois anos, rendeu ao escritório Pessoa & Pessoa o Prêmio Lumem em 2020, na categoria Iniciativas de Responsabilidade Social/Pro Bono. Segundo a presidente do comitê de Diversidade e Inclusão do escritório Pessoa & Pessoa, Camila Magalhães, desde novembro de 2019 o escritório vem discutindo o tema das relações raciais e implementando ações afirmativas em sua organização. “Reconhecemos que o racismo e o sexismo estruturais de nossa sociedade limitam as oportunidades para milhares de pessoas que são muito capazes, qualificadas e com uma vontade enorme de trabalhar e se desenvolver. A mudança dessa realidade exige esforços de diversos atores sociais, incluindo as empresas”, conclui. Após a conclusão do curso, no prazo de um ano, o escritório Pessoa & Pessoa destinará vagas para a contratação de formados no Programa de Capacitação 2022. Serão cinco vagas para atuar na área trabalhista e quatro para a área consumerista.

Nesta edição, o Pessoa & Pessoa está oferecendo turmas para cinco capitais, em um total de 50 vagas para o curso de Advocacia Trabalhista: 18 para Salvador, 12 para São Paulo, 10 para Rio de Janeiro, 5 para Recife e 5 para Aracaju. Além dessa novidade, o escritório passa a oferecer o curso de Advocacia Consumerista, com 40 vagas destinadas exclusivamente a candidatos de Salvador. Os cursos serão realizados por meio de aulas teóricas e oficinas práticas sobre direito do trabalho, direito processual do trabalho, direito do consumidor e direito processual civil, dentre outros. O programa terá duração de quatro meses. Todas as aulas acontecerão em unidades do escritório Pessoa & Pessoa. As vagas são destinadas a estudantes cursando a partir do 9º semestre de Direito e bacharéis e/ou advogados com até dois anos de formados. Para concorrer, o candidato deverá, no ato da inscrição, realizar a autodeclaração como pessoa negra, de cor/raça preta ou parda, de acordo com o quesito cor/raça adotado pelo IBGE.

Documentos para a inscrição:
– auto declaração
– carta de intenções (máximo de duas laudas)
– currículo
– cópia RG e CPF
– comprovante de matrícula no curso de direito, com indicação do semestre em curso (para estudantes)
– certificado de conclusão ou diploma (para bacharéis e advogados)
Os documentos devem ser enviados até o dia 07 de agosto para o e-mail: [email protected]

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?