Estátua de George Floyd é vandalizada em Nova York
Um homem não identificado jogou tinta no busto erguido em homenagem ao homem de 46 anos, morto por asfixia durante ação policial
Na manhã do último domingo (3), uma imagem erguida em homenagem à George Floyd, na Union Square, em Nova York foi vandalizada com tinta. Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem, carregando uma mochila, preta joga tinta cinza no rosto e na base do busto. George Floyd foi morto aos 46 anos por asfixia em uma abordagem policial, nos EUA.
A Força-Tarefa de Crimes de Ódio do Departamento de Polícia de Nova York abriu uma investigação para identificar os autores do ato, que até agora não foram identificados. Um grupo de voluntários se reuniu para realizar a restauração do busto no mesmo dia.
A equipe da fundação We Are Floyd, organização sem fins lucrativos, e Terrence Floyd, irmão do homenageado, lamentaram o caso: “É extremamente decepcionante como as estátuas foram desfiguradas em tão pouco tempo, e isso apenas mostra o quão longe ainda temos que ir para alcançar nosso objetivo de unidade”.
Outros homenageados também ganharam uma estátua no Union Square, como John Lewis, conhecido através da luta pelos direitos civis e Breonna Taylor, jovem negra que também foi assassinada em ação policial no mês de março, no estado do Kentucky nos EUA.