Estátua de Mãe Stella de Oxóssi é incendiada em Salvador

A intolerância religiosa no Brasil está chegando a níveis insuportáveis. Mais uma vez, a capital baiana amanhece neste domingo com uma triste notícia. Uma notícia daquelas que faria qualquer pessoa, em qualquer local desse planeta, se revoltar e punir os verdadeiros culpados. E a revista Raça Brasil tem como tradição ser plural, respeitar e dar espaço a todos, inclusive a todas as religiões ou até os que não se manifestam de nenhuma religião. E a Raça ter que dar essa notícia com muito pesar, principalmente sendo uma das pessoas no qual já esteve nas nossas páginas, pelo importante trabalho que realizou não só para a Bahia, mas para o Brasil e para o mundo. Pela paz, pela tolerância, pela igualdade, pela justiça e pelo respeito às religiões de matriz africanas

A estátua da Mãe Stella de Oxóssi, obra de arte composta por esculturas do orixá Oxóssi e de Mãe Stella, uma das principais ialorixás do país, que faleceu em 2018, foi incendiada durante madrugada deste domingo (04). Pessoas que passavam pela Avenida Mãe Stella de Oxóssi, via que liga a Av. Paralela à orla do bairro de Stella Maris e onde a obra está localizada, viram o monumento em chamas. 

Um boletim de ocorrência foi registrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) na 12ª Delegacia, em Itapuã. O órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), também solicitou à Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) a retirada da peça danificada para recuperação. A remoção acontecerá somente após perícia. 

Para candomblecistas, o ato de vandalismo é resultado de intolerância religiosa. Mãe Sinha, equede do Terreiro Casa Branca, ressalta que ameaças contra símbolos religiosos do candomblé não são recentes. Em 2019, a escultura de Mãe Stella e Oxóssi também foi alvo de vandalismo. A obra foi pichada e teve uma placa arrancada. 

“Não é a primeira vez que acontece com nossos símbolos religiosos, nossas casas religiosas. Mesmo que fosse a primeira vez, já está na hora de dar um basta nisso. Estamos temendo todos os dias, acordando preocupados. Intolerância é ignorância, desrespeito, falta de amor. Precisamos educar mais nossos filhos para que não continue a acontecer”, lamenta. Segundo Mãe Sinha, a comunidade já está se organizando para registrar boletim de ocorrência. 

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?