Estudante nigeriano é ilustrador por trás de desenho de mãe e feto negros que viralizou

Esta não é a única ilustração feita por Chidiebere Ibe, ele se dedica a fazer ilustrações médicas colocando pessoas com pele negra

Acabou o mistério sobre o autor da ilustração médica de uma mãe e um feto negros que ganhou as redes sociais na última semana, o estudante nigeriano Chidiebere Ibe, de 25 anos, é o autor dos desenhos. Ele contou ao G1 que começou a fazer as ilustrações com o objetivo de combater a falta de diversidade nos livros acadêmicos de medicina – que, na maioria ou praticamente em todas as vezes, trazem pessoas com peles brancas.

Para Ibe, o fato de a maior parte das ilustrações médicas serem feitas em peles brancas não é só um detalhe. O jovem afirma que algumas doenças de pele, por exemplo, têm aparência diferente se estão em pele clara ou escura.

O jovem começou a estudar medicina em setembro, na Universidade Médica de Kiev, na Ucrânia e esta tendo aulas, por enquanto, em formato remoto. Ibe planeja se mudar para o país no ano que vem.

Na entrevista ele contou que começou a desenhar durante a pandemia – sempre personagens com a pele negra. Outros desenhos seus, até mais complexos, já haviam feito sucesso – mas não de forma global, como a do bebê dentro da mãe. Ele diz que há planos de publicar as imagens em livros acadêmicos.

Depois que se formar médico – daqui a seis anos –, Ibe deve seguir para um doutorado nos Estados Unidos, graças a uma oferta recente que recebeu por uma rede social. Também pretende continuar desenhando.

Com informações do g1.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?