Estudantes denunciam casos de racismo, homofobia e assédio dentro do Ifal

Estudantes do IFAL, campus Maceió, realizaram nesta quinta-feira (21) um protesto contra a gestão do Instituto.

Segundo Fábio Silva, secretário do grêmio estudantil Edson Luís do IFAL, muitos casos de racismo, homofobia e assédio estão ocorrendo dentro do instituto, porém a gestão não tem tomado nenhuma iniciativa para coibir essas práticas.


Ao Cada Minuto, Fábio disse que o grêmio estudantil tem recebido diversas denúncias por parte dos estudantes. “Eles se sentem mais confortáveis em falar com a gente do que com a gestão que não tem tido nenhuma atitude”.


Ele citou um caso que aconteceu recentemente com uma aluna, onde tentaram dopá-la para assediá-la no ônibus. Além disso, houve outro caso de racismo com outra estudante. “Isso ocorre dentro do campus. Os alunos se sentem obrigados a comunicar à gestão, mas nada é resolvido.”
Para chamar a atenção sobre os casos, os alunos pintaram os rostos, confeccionaram cartazes e realizaram o protesto dentro e fora do campus.


Em nota enviada ao Cada Minuto, a diretoria do Ifal informou que adotou providências imediatas e que uma nota pública de esclarecimento sobre o caso foi divulgada no último dia 18 de dezembro. A instituição disse que um processo disciplinar para investigar a situação.


Leia a nota enviada à Redação na íntegra e confira, a baixo, a nota divulgada pelo Ifal no dia 18 de dezembro:


Nota enviada ao Cada Minuto:


“A Direção-Geral encontra-se atenta aos recentes acontecimentos e adotou providências imediatas, enviando uma nota pública de esclarecimento à comunidade em 18 de dezembro e instaurando um processo disciplinar para investigar a situação em consonância ao Regulamento do Corpo Discente do Ifal. Além disso, hoje (21), os estudantes promoveram uma manifestação em frente ao Campus e foram recebidos pelos membros da gestão, que acolheram suas demandas. O diretor-geral reiterou seu compromisso em combater qualquer forma de preconceito e afirmou que serão tomadas todas as medidas cabíveis, em conformidade com as resoluções e regulamentos da instituição.”
Atenciosamente,
Givaldo Oliveira dos Santos
Diretor Geral do Ifal- Campus Maceió”
Nota divulgada pelo Ifal, no dia 18 de dezembro:


“A gestão do Campus Maceió vem a público esclarecer os últimos acontecimentos relacionados a alunos/as e repudiar veementemente todo tipo de preconceito e de violência física, verbal, psicológica e virtual. Informamos que no início deste semestre letivo um grupo de estudantes procurou a Diretoria de Ensino (DE) para relatar a situação. Logo em seguida, a equipe da DE foi até a turma para conversar com todos/as estudantes e alertar sobre as consequências derivadas da prática de bullying e outros tipos de preconceitos.
No dia 05 de dezembro de 2023, a Diretoria de Apoio Acadêmico foi procurada por este grupo de estudantes informando que a situação havia se agravado e a mesma orientou que as denúncias fossem formalizadas e os relatos enviados para o e-mail institucional da Diretoria. Do dia 06 de dezembro até o dia 11, diversos e-mails foram
compartilhados também com a Diretoria de Ensino e com a Direção-Geral contendo os relatos dos/as estudantes e seus familiares.
Desde então, encaminhamos os/as estudantes vítimas das violências para que fossem acompanhados/as pelo Setor de Psicologia do Campus e procuramos ouvir os demais setores e docentes que já acompanhavam a situação para entendermos o histórico do que estava acontecendo. Esclarecemos também a toda comunidade acadêmica do Campus Maceió que os procedimentos disciplinares já estão em andamento, como prevê a Resolução
Nº42/CS de 2013 que normatiza o Regulamento do Corpo Discente, e serão rigorosamente seguidos de maneira justa e transparente, garantindo o direito de ampla defesa a todos/as os/as envolvidos/as.


Desse modo, também repudiamos a exposição virtual e a discriminação no ambiente escolar dos/as estudantes matriculados/as na turma. Os/as culpados/as serão responsabilizados/as por seus atos nas esferas cabíveis. Reiteramos o nosso compromisso inabalável com a promoção de um ambiente acadêmico seguro,
respeitoso e inclusivo para toda a comunidade. Acreditamos na importância da denúncia e encorajamos todos os membros da comunidade acadêmica a se manifestarem caso testemunhem ou sejam vítimas de comportamentos inadequados. Ressaltamos que a confidencialidade será mantida durante todo o processo de apuração.


A gestão do Campus Maceió juntamente com a coordenação pedagógica e seus Núcleos NUGEDIS e NEABI permanecem à disposição para prestar o suporte necessário às vítimas e reitera seu compromisso com a construção de uma comunidade acadêmica justa, inclusiva e livre de qualquer forma de discriminação. Estamos empenhados em garantir que tais incidentes não tenham espaço em nossa instituição, reafirmando os valores fundamentais de respeito e promoção da diversidade.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?