“Eu não tenho mais tempo” novo single de Rincon Sapiência critica o atual cenário do Rap
Chegou o dia de lançamento do novo single do rapper brasileiro @rinconsapiencia Rincon Sapiência. Com o título “Eu não tenho mais tempo”, faz uma reflexão crítica a respeito do panorama atual do rap nacional. Sob o selo Mgoma, o single estará disponível nas plataformas digitais a partir de hoje (09).
Nesta música, Rincon rima sobre a batida TRAP e critica o formato que os novos artistas têm construído seus trabalhos de acordo com suas histórias expostas nos textos, o rapper também chama atenção para importância de avaliar as prioridades da vida, e pontuou:
“Essa música fala sobre priorizar as coisas que nos fazem bem, as coisas que vão nos dar progresso e deixar de lado as coisas que não estão alinhadas com a nossa saúde, com o nosso desenvolvimento. Critico o momento presente da cena, onde há um esvaziamento dos textos nas músicas de rap, então optei por uma sonoridade contemporânea para falar sobre a cena atual.”
O single “Eu não tenho mais tempo” vem junto a um visualizer (vídeo sem estrutura narrativa, com imagens repetidas acompanhadas pela música), a obra trata da otimização do tempo em um contexto associado à natureza. Em algumas passagens, Rincon parece incomodado, e às vezes quer ilustrar a questão do ‘não ter tempo’, e explica a concepção do single:
“A inspiração para a composição surge da vida e principalmente de quando a gente vê sentido, né? Então acho que de tempo em tempo, o artista precisa fazer esse realinhamento sobre o que ele está fazendo, se está fazendo sentido, se está fazendo bem para ele mesmo. E aí, a música não é sobre fazer ataques a outras pessoas ou a outros artistas e críticas a fim de impor a sua ideia, mas sim de pensar as razões pelas quais a gente faz as coisas. É um valor mais genuíno do que propriamente sobre as métricas que estão no mercado, das tendências e tudo mais. Eu acho que sim, me encontro alinhado ao meu propósito, tenho abertura para falar das coisas que eu gosto, das coisas que eu acredito, das coisas que vão ser úteis pra quem me escutar e, além de tudo, é o meu trabalho que eu mantenho. Então, eu me vejo alinhado ainda hoje, mesmo com muitos anos fazendo música, com meu propósito.”
A carreira, sobretudo os discos de Rincon Sapiência sempre foram baseados em temas sociais e raciais e que atingisse um público específico, uma maioria de cidadãos comuns, trabalhadores que batalham todos os dias. E em “Eu não tenho mais tempo”, o rapper explica que essa letra é voltada para ouvintes que vivenciam o universo musical, e contextualiza:
“Honestamente, essa música é para todo mundo, mas é muito direcionado para esse universo nosso da música, do cenário do rap, da cultura hip-hop. Os valores mudam de tempo em tempo, de acordo com a forma que a sociedade muda e esse processo é extremamente natural, mas precisa ser alinhado a um propósito. Então, essa música acaba tendo uma mensagem muito direta à cultura do MC. Aborda técnicas de rima, de métricas, de composição.”
Por: Sabrina Andrea @sabrandrea
Foto/Divulgação: @_mgoma