Ex-BBB, Rodriguinho está fazendo aulas de letramento racial

Durante sua participação no BBB 24, o pagodeiro Rodriguinho foi acusado de xenofobia, mas procurou ajuda da professora, Tainara Ferreira para entender melhor sobre o assunto e tomar consciência da luta do povo preto. Sua mentora artística Gis de Oliveira o motivou a estudar sobre o tema.

O intuito é aprender sobre a epistemologia negra e até mesmo sobre a existência, pois a maioria dos negros sabem pouco sobre a própria história, não compreendem o racismo epistêmico, nem o colonialismo, mesmo lendo livros ou assistindo filmes. Mas a vivência dentro do programa o fez querer capacitar-se para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A especialista explicou que até a percepção de Rodriguinho sobre Davi já mudou, resultado do aprendizado adquirido. E ainda recomendou que todos devam ter letramento racial, pois a falta ou desconhecimento dele distancia da comunidade negra de filosofia ‘Ubuntu’.

Poucos sabem o que é Letramento Racial, então a educadora baiana resumiu: “É um arcabouço de saberes, acadêmicos e ancestrais que trabalho sob a luneta da epistemologia negra e africana”. E o importante é que todos tenham esse conhecimento para evolução, resgate ancestral e melhor convivência individual e coletiva.

Por Sabrina Andrea @sabrandrea

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?