Fórum Brasil Diverso chega a sua 11ª edição com tema Diversidade, Saúde e Sustentabilidade no ano da COP30
Acontece nos próximos dias 10 e 11 de novembro a 11ª edição do Fórum Brasil Diverso, iniciativa pioneira na promoção de diversidade e inclusão na sociedade brasileira. No último dia 21 de outubro, a Revista Exame adiantou alguns dos tópicos que serão abordados em palestras e painéis no Memorial da América Latina, em São Paulo, que seguirão o tema “Diversidade, Saúde e Sustentabilidade no ano da COP30”.
No centro das discussões entre grandes lideranças, especialistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil estarão os efeitos práticos da governança inclusiva, modelo para o mercado. Durante as exposições, o papel da justiça racial, de gênero e social será analisado a partir de exemplos concretos, que mostram como a diversidade pode contribuir para o desenvolvimento de ambientes corporativos saudáveis.
“A equidade racial deixou de ser um compromisso reputacional e passou a integrar as decisões estratégicas que determinam o valor e a longevidade das empresas. O mercado quer consistência, métricas e resultados — não apenas narrativas”, disse Maurício Pestana, CEO do Fórum Brasil Diverso. O jornalista, que defende que inclusão e resultado caminham juntos, destacou a importância de as empresas compreenderem que 56% da população brasileira é negra: “Ignorar esse público é abrir mão de metade do mercado”.
O evento ainda coloca em pauta a problemática do diversitywashing — quando as instituições se limitam aos discursos pró-inclusão sem incorporar a diversidade aos seus quadros de liderança e decisão. Nesse sentido, empresas como Vivo, Bayer, Itaú e Carrefour estarão presentes no Fórum, oferecendo vagas afirmativas e programas de recrutamento inclusivo.
“O Fórum nasceu com a missão de transformar discurso em prática, e prática em governança. Não se trata apenas de contratar com diversidade, mas de estruturar o poder decisório de forma plural e responsável”, finalizou Pestana.
Clique aqui e se inscreva para participar dos dois dias do Fórum Brasil Diverso.






