Existe tendência para pessoas pretas?
Todos os dias, novas tendências de moda e estilo surgem nas redes sociais, com dicas de roupas, produtos ou penteados que viralizaram, mas para quem são essas tendências?
Ao buscar por tendências em plataformas como TikTok, Instagram ou Pinterest, é comum encontrar milhares de conteúdos criados por e para pessoas brancas. A questão é quando e onde seremos vistos nessas tendências? E quando nós também seremos criadores de tendências?
Pode não parecer um assunto urgente, mas não é de hoje que pessoas pretas têm sido excluídas de alguma forma em diversos cenários, principalmente na moda. Na moda, esse cenário está presente em tendências que nem sempre são pensadas ou adaptadas para corpos e estéticas negras.
Quando a sociedade ignora a cultura negra e a resistência das mulheres negras, enquanto supervaloriza as experiências dos grupos dominantes, as outras demais são deixados de lado. Mulheres negras devem lutar não apenas por uma presença visível dentro da moda, mas por um lugar que afirme a validade de nossas vozes, nossos estilos e nossas criações.
A história nos negou espaços para sermos vistas e ouvidas, e a mídia e a indústria da moda continuam a refletir imagens distorcidas e limitadas. No entanto, ao criarmos nossas próprias narrativas e ao nos representarmos, rompemos com esses padrões e criamos novos significados de ser negra e mulher.
Felizmente hoje é possível encontrar vozes femininas negras vindas de fontes diversas para se inspirar e acompanhar tendências. Portanto, seguir criadoras negras, consumir conteúdos feitos por pessoas pretas, apoiar vozes negras faz a diferença em quem somos e em quem queremos ser.
Confira vozes negras potentes para se inspirar:
Gabi Oliveira @gabidepretas
Magá Moura @magavilhas
Nátaly Neri @natalyneri
Loo Nascimento @neyzona
Jeniffer Reis @isthatjenn
Duda Borges @estilodudaborges
Carol Romero @makeupcarolromero
Madu Sanffer – @madusanffer