Exposição individual: Monique Ribeiro

Praticando a relação do corpo, espaço e tempo, a exposição ‘’O vento me toca e percebo aí minha dimensão no mundo’’ de Monique Ribeiro, comporta a ideia do que é existência.

Viajamos através da cosmovisão africana, principalmente os bantos, em que encontrar o equilíbrio, a harmonia entre o ser humano e a natureza no universo é a prioridade de sua existência, sendo influenciado pela ordem dos seres presentes nela.

Artista plástica, Monique (Belford Roxo, Rio de Janeiro, 1997), é autodidata e graduanda do curso de Artes na Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ).

Manter a história viva de suas raízes sempre foi uma construção diária, e através de sua pintura, eterniza identidades por meio de retratos onde libera emoções, sentimentos e herança cultural. Seu trabalho destaca a valorização da beleza preta, a existência do individual e da comunidade, e o afeto entre ambos. A artista se sente confortável em saber que sua comunidade enxergará a arte com outra perspectiva, tal qual sempre esteve a procura na sua infância, enxergar seu povo sem rastros de violência.

“_A vez que Yaa se sentiu”, 2022

Monique Ribeiro

”Por muito tempo não soube identificar minha dimensão no mundo e por isso agora eu destaco o corpo, o afeto, a natureza, a ancestralidade e a mente. Meu processo criativo não é somente a partir da minha vivência como mulher preta, mas também de histórias criadas e contadas”, diz a artista.

Monique traz em sua técnica o estudo sobre ortogonalidade (ângulos) e assim, de forma subjetiva, aplica em sua pintura. Admiradora do movimento cubista, por muitos anos, trouxe essa influência indiretamente em suas obras. Iniciou sua identidade com forte predominância de tons terrosos e orgânicos, mas com algumas movimentações, passou a incorporar cores mais vívidas.

Suas principais exibições aconteceram em setembro e dezembro de 2021. Exposições coletivas que aconteceram respectivamente na Lateral Galeria em São Paulo, e no MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói).

A exposição “O Vento me Toca e Percebo aí Minha Dimensão no Mundo” abrirá no dia 18/06/2022 a partir das 14h na Lateral – Galeria Contemporânea de Arte, uma galeria de arte localizada no Alto do Ipiranga em São Paulo – SP. 

A exposição ficará em cartaz até 23/07/2022.

Programe-se e visite!

Lateral – Galeria Contemporânea de Arte

Rua Dona Leopoldina, 618 – Alto do Ipiranga

+55 11 9 5133-1193 – contato.galerialateral@gmail.com

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?