Exposição UBUNTU nas ruas das periferias do Maranhão
“Eu sou porque você é!”
Essa é uma filosofia bantu, um grupo étnico da África Subsaariana, local de onde foram sequestradas muitas pessoas trazidas aqui para o Brasil na época da escravização, é uma espécie de remédio para curar feridas da nossa identidade e do nosso sentimento de comunidade. A exposição fotográfica UBUNTU veio para provocar percepções de como essa base filosófica ainda percorre nossa memória ancestral e como ela ocorre na realidade cotidiana da população preta através de imagens captadas em diversas situações e lugares de São Luís, no Maranhão.
O evento de lançamento da Exposição Fotográfica UBUNTU ocorreu no dia 12 de novembro de 2022 nos muros da Escola Vila Embratel.
“Por meio da fotografia, é possível construir diferentes narrativas de beleza e poder sobre qualquer lugar”, afirma o fotógrafo Jasf Andrade, responsável por essa mostra. A exposição estava nas ruas dos bairros Vila Embratel e Coroadinho do dia 12 de novembro a 04 de dezembro de 2022.
Dessa forma, todas as pessoas podem ter acesso, caminhando, na parada do ônibus, passando de mototáxi.
O fotógrafo Jasf Andrade propõe um exercício prático UBUNTU: “Te convido a olhar as fotografias, as pessoas, os sorrisos e tentar perceber o quanto de você tem em cada imagem, o quanto nos parecemos. Eu sou por que você é, é com esse sentimento de coletividade e humanidade que iremos dialogar, só com o olhar.”
Sobre o fotógrafo
Jasf Andrade é artista brasileiro, cria de Salvador, com passagem pela Universidade Federal do Maranhão.
A partir de seu Instagram (@jasf.osagentes), divulga imagens que evidenciam sua relação com a periferia, promovendo as potencialidades que existem nesses espaços sociais e questionando a violência dos projetos políticos de extermínio da população negra. Com uma eloquente reflexão acerca da produção e circulação de imagens, o artista utiliza ferramentas ao alcance das mãos para desenvolver os multipapéis de produtor, editor, videomaker e distribuidor de sua produção.