Fala de Lula é recebida como racista
Durante evento dentro da sede da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Lula disse diante da jovem negra que pensou que a mulher fosse uma cantora ou percussionista:
— Essa menina bonita que está aqui. Eu estava perguntando: o que faz essa moça sentada, que eu não ouvi ninguém falar o nome dela? Falei: “Ela é cantora, vai”. Não, não vai cantar. Perguntei (e disseram): “Não, não vai ter música”. Então ela vai batucar alguma coisa. Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor.
Também não é. Falei: “Nossa, então ela é namorada de alguém”. Também não é. O que é essa moça? Essa moça foi premiada ano passado como a mais importante aprendiz dessa empresa e ganhou um prêmio na Alemanha. É isso o que nós queremos fazer para as pessoas nesse país.
Integrantes do movimento negro também consideraram a declaração racista. “Isso aqui tem nome: Racismo. Constrangimento.
Fetichismo”, escreveu Jackson Augusto, da Coordenação Nacional do Movimento Negro Evangélico e do grupo A jovem que subiu ao palco com Lula é Luiza Eduarda Leôncio, de 20 anos, operadora especialista da Volkswagen. Em 2023, ela ganhou um prêmio de melhor aluna aprendiz da montadora.
A declaração do presidente repercutiu nas redes sociais. O termo “racismo” aparece entre os assuntos mais comentados no X na manhã deste sábado, 3.