Festival negro de cinema começa semana que vem em São Paulo
O festival NICHO Novembro 2022 acontece, em São Paulo, entre 4 a 13 de novembro. Exibições de filmes, rodas de conversa, workshops e painéis, entre outras atrações, serão totalmente gratuitas. Maria Angela de Jesus, da Paramount, participará de um dos painéis.
O evento realizado pelo Instituto NICHO 54, com programações simultâneas no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e no Instituto Moreira Salles (IMS), se prepara para receber mais de mil pessoas nas atividades presenciais. A expectativa é alcançar outras 1,5 mil pessoas de fora de São Paulo e de outros países, via plataforma de streaming. Confira a programação completa em www.sala54.com.br
Este ano o NICHO Novembro apresenta 31 filmes, que representam um recorte potente da safra anual de obras focadas nas vivências negras do Brasil e do exterior. Entre eles estão “Manhã de Domingo” (vencedor do prêmio Urso de Prata no Festival de Berlim), de Bruno Ribeiro; “A perda de Joy” (“Losing Joy”, BlackStar Film Festival), de Juliana Kasumu; “Esconderijo dos lagos gêmeos” (“Twin Lakes Haven”, Festival de Locarno), de Philbert Aimé Mbabazi Sharangabo. Ambientados em diferentes localidades — Rio de Janeiro, Londres (Reino Unido) e Musanze (Ruanda) —, essas três obras trazem olhares delicados sobre personagens negros em suas intimidades e investem na conexão entre público e personagem, apresentando diferentes formas de luto e caminhos para superação.
Segundo Fernanda Lomba, cofundadora e diretora-executiva do NICHO 54, “em 10 dias, como parte da agenda de celebração e lutas da comunidade negra que marca o mês de novembro, o festival materializa nossos três eixos de atuação, com atividades de formação profissional no audiovisual, debates e contribuições práticas para a construção de um mercado de trabalho com equidade racial e de gênero, e curadoria, com uma mostra de filmes que celebra as vidas negras em toda nossa potência e complexidade”.
Workshop e painéis
As rodas de conversa, workshops e paineis são outras atrações do festival. No dia 11 de novembro, acontece uma conversa com Maria Angela de Jesus, diretora sênior de Produção de Conteúdo da Paramount, responsável pela implementação das estratégias de produção, em todos os gêneros e formatos. Para acompanhar presencialmente os painéis de mercado, os interessados deverão se inscrever por meio da página do evento no Sympla.
Heitor Augusto, programador-chefe e cofundador do Instituto NICHO 54, ressalta que “a potência festival sempre esteve em uma curadoria dedicada e cuidadosa, que investe em pesquisa e construção de relações. Além disso, busca conciliar a força das histórias com ousadia formal, trazendo obras que se destacaram em festivais internacionais e que constroem pontes na diáspora negra”.
Cinema ao ar livre
No último dia do festival, 13 de novembro, às 19h, o público vai poder participar de uma sessão de cinema ao ar livre, com os filmes “Men Nan Men” e “Ainda estamos aqui” (“Nos Tenemos”). Ambientados, respectivamente, no Haiti e em Porto Rico, os documentários reforçam a potência do estar em comunidade, um dos valores do instituto. Ambos trazem personagens resilientes que resistem às adversidades por meio da organização coletiva.
Assistindo aos filmes de casa
Para possibilitar que o público consiga assistir ao máximo possível de filmes serão promovidas duas sessões reprises pela SALA 54 (www.sala54.com.br), plataforma de streaming. As reprises estarão disponíveis por streaming em dois períodos específicos: de 8h de segunda-feira (07/11) até às 14h de terça-feira (08/11), com reprises das sessões presenciais de sexta (04/11) a domingo (06/11); e no domingo (13/11), das 8h às 18h, com as obras projetadas no CCSP entre terça (8/11) e sábado (12/11).
Serviço
Programação completa: https://www.instagram.com/nicho54br/ e
O quê? Festival negro de cinema NICHO Novembro 2022 (4ª edição)
Quando? De 4 a 13 de novembro de 2022
Onde? Centro Cultural São Paulo (CCSP) — Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo, SP — e Instituto Moreira Salles (IMS) — Avenida Paulista, 2424, Bela Vista, São Paulo, SP
Foto: Filme Geada de Netuno.