Fibromialgia: a dor invisível


Por: LANA MACRIS

Uma doença na qual não há inflamação ou degeneração. eis a fibromialgia, caracterizada por dor muscular generalizada no corpo acompanhada de sintomas de fadiga e alterações de sono, memória e humor. A dor é causada por uma amplificação dos impulsos, como se a pessoa tivesse um “controle de volume” desregulado, isso só é visto em exames muito específicos, em pesquisas científicas. Na prática clínica, não há como provar que a pessoa está sentindo dor crônica. A reação à dor se nota na presença de depressão, afastamento social, alteração do sono e cansaço.

Os sintomas podem começar após um trauma físico, uma cirurgia, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa. Podem se acumular gradualmente ao longo do tempo sem que se consiga determinar os fatos geradores. Pesquisas não conseguiram determinar a causa da doença. Possivelmente existem causas genéticas e transtorno de estresse pós-traumático.

FATORES DE RISCO

Gênero: De 8 a 10 vezes mais frequente em mulheres do que em homens.
História familiar: Maior chance de ocorrer em pacientes que tenham familiares com esse diagnóstico.
Doença reumática: Pacientes com artrite reumatoide ou lúpus eritematoso, podem ser mais propensos a desenvolver a Fibromialgia.

DIAGNÓSTICO

De acordo com a Dra Deise Herrera Righi, reumatologista – profissional mais indicado a realizar diagnóstico da doença – é muito comum que os pacientes passem por vários médicos antes de terem o seu diagnóstico confirmado. Por não existirem testes específicos, o diagnóstico é essencialmente clínico. Os exames laboratoriais e radiológicos são utilizados para avaliar as condições gerais dos pacientes e para afastar outras doenças causadoras de dor.

TRATAMENTO

A ênfase está em minimizar os sintomas e melhorar a saúde geral, afim de aliviar a dor, melhorar a qualidade do sono, manter ou restabelecer o equilíbrio emocional, melhorar o condicionamento físico e a fadiga, além do tratamento específico de desordens associadas.

CURA

A Fibromialgia é uma condição médica crônica, podendo se estender por toda a vida. Embora não exista cura, não é uma doença progressiva. Não é fatal e não causa danos às articulações, aos músculos ou órgãos internos. Em muitas pessoas, melhora com o tempo e há casos nos quais os sintomas retrocedem quase totalmente.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?