Folclore brasileiro e a influência africana
Hoje, 22 de agosto é comemorado o dia do folclore e o folclore afro-brasileiro faz parte do patrimônio cultural do país constituído por “bens materiais e imateriais, individualmente ou em conjunto, referenciando a identidade, a ação e a memória dos diversos grupos que compõem a sociedade brasileira” (Constituição Federal, lei 4.3/85, Ilustração. 216).
O folclore brasileiro é um conjunto de conquistas que fazem parte da cultura popular brasileira. Dentro dessa definição, histórias, lendas, canções, ritmos, recantos, festas populares, jargão, literatura etc. Os estudos de área do folclore brasileiro começaram cautelosamente no século XIX e se consolidaram em séculos posteriores.
Nosso rico folclore é influenciado pelas culturas europeia, africana e local, fruto da diversidade cultural que aqui existe. Sem falar em personagens folclóricos como Saci-Pererê, Curupira, Boitatá e Iara.
A cultura imaterial herdada negros é ampla e diversificada: danças, festas, contos, lendas e religião são apenas alguns dos folclore em que os africanos desempenham um papel decisivo. É muito rica não só em danças e festas, mas também em literatura popular de origem africana. Contém muitos contos e lendas que hoje fazem parte do folclore brasileiro: (a) contos totêmicos, ou seja, contos sobre animais como tartarugas, coelhos, sapos, antílopes, elefantes, crocodilos, etc. (b) contos de fantasmas e animais sobrenaturais, como a lenda de Kibungo, que significa “lobo”. É um ser sobrenatural, meio humano, meio animal, com um grande buraco no meio das costas que jogou o menino que perseguiu. Essa lenda se instalou na Bahia.
Ao lado de danças, festas e literatura oral, a também religião faz parte do folclore do país como um bem intangível.
As lendas brasileiras expressam, através de personagens e elementos da fantasia, a vida e a realidade de um povo. Procurando esclarecer fatos misteriosos e sobrenaturais ou educar a comunidade.
O imaginário folclórico do Brasil é recheado de diferentes criaturas fantásticas. Alguns pertencem especificamente a uma região, outros são conhecidos em todo o país. Confira algumas das mais populares:
Lenda do curupira
Lenda do boto-cor-de-rosa
Lenda do saci-pererê
Lenda da cuca
Lenda da mula-sem-cabeça
Lenda da Iara (mãe d’água)
Muitas festividades populares no país também têm influência da cultura africana, como o Carnaval, a Festa de Iemanjá, o Bumba-meu boi, a Folia de Reis e a festa de São Benedito.
Fonte: Significados.com