Saiba mais sobre a história e a carreira de Tião Carvalho

 

TEXTO e Ilustração : Leandro Valquer | Adaptação web: David Pereira

Tião Carvalho | Ilustração: Leandro Valquer

Tião Carvalho | Ilustração: Leandro Valquer

Tião Carvalho nasceu em Cururupu, no Maranhão, em 1955. É cantor,compositor, dançarino, ator e pesquisador da cultura popular, na qual mergulhou ainda criança seguindo os passos do pai, e, claro, pela inevitável observação da contagiante cultura que o rodeava. Cresceu em meio ao tambor de crioula, ao bumba-meu-boi, ao cacuriá, festas do divino, entre outras maravilhosas festas maranhenses, ao mesmo tempo em que aprendia ouvindo grandes artistas como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e João do Vale – um dos seus mestres, que chegou a conhecer pessoalmente no final dos anos 70, com quem teve a honra de tocar alguns anos mais tarde no Rio de Janeiro.

Em 2006, Tião lançou um disco em homenagem ao mestre, intitulado Tião Canta João, um belo tributo à obra do compositor, recordando os 10 anos da morte de João do Vale. Esse trabalho rendeu a Tião dois prêmios na categoria melhor disco do ano e melhor intérprete pela Rádio Universidade FM do Maranhão, além de ser indicado para o prêmio London Burning de música independente. Mas a carreira de Tião começou mesmo no início dos anos 70, na montagem da peça Saltimbancos, com o teatrólogo Aldo Leite. Nessa mesma época atuou nos grupos Laborarte, Cazumbá e do grupo musical Rabo de Vaca.

Convidado pelo diretor argentino Ilo Krugli, viajou para o Rio de Janeiro trabalhando no elenco do teatro Vento Forte como ator, músico e dançarino. Chegou a São Paulo onde trabalhou com diversos artistas, como Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Ná Ozzetti, Cassia Eller... Tião decolou, mostrou sua arte em Portugal, Alemanha, Estados Unidos... Radicou-se em São Paulo, em 1985, no Morro do Querosene, criando um reduto de cultura maranhense com festas, como as afamadas festas do Boi,e oficinas realizadas pelo grupo Cupuaçu (do qual Tião é diretor artístico), junto à associação de moradores. No mesmo período ajudou a fundar o grupo Nzinga de Capoeira Angola, liderado pelos mestres Janja, Paulinha e Poloca.

Em 2001, Tião carvalho lançou o primeiro disco, Quando dorme Alcântara. Em 2004, recebeu o título de Cidadão Paulistano, em reconhecimento ao importante trabalho social que vem desenvolvendo na cidade de São Paulo.

 

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 159.

Comentários

Comentários