HISTÓRICO: Wilton Pereira Sampaio é o primeiro árbitro negro brasileiro a apitar uma Copa do Mundo
Um dos principais nomes da arbitragem nacional, Wilton Pereira Sampaio, 40 anos, de Goiás, é o primeiro árbitro negro brasileiro a apitar um jogo de Copa do Mundo.
Em 2018, Wilton esteve presente na Rússia, mas atuou apenas como árbitro de vídeo.
Atualmente representando a Federação Goiana de Futebol, Wilton fez a sua estreia na última segunda-feira (21), quando apitou Senegal e Holanda – partida vencida pelos holandeses por 2 a 0.
Dos mais de 600 árbitros da CBF, há apenas quatro negros apitando jogos da primeira divisão. Além de Wilton Sampaio/GO, completam a lista Luís Flávio/SP, Dewson Silva/PA e Wagner Magalhães/RJ.
Para o ex-árbitro Márcio Chagas, é muito simbólico a presença de um negro brasileiro apitando uma Copa do Mundo.
“Não sei como é a autodeclaração dele, se ele se vê como preto ou pardo, mas é de extrema importância ter a figura de uma pessoa preta brasileira estando dentro de um espaço de poder e de comando, como é a arbitragem”, afirmou Márcio.
Ainda de acordo com Márcio, que tem atuado como ativista da causa antirracista, ver Wilton em uma Copa alimenta a esperança de que seja possível ter outros negros nas mais diversas competições, sejam elas regionais, nacionais e até mesmo atingindo o ápice da carreira: apitando uma Copa do Mundo.
“Sair da condição do árbitro de vídeo e ocupar a posição de quem decide por último é um avanço que merece, sim, ser enaltecido. Embora possa parecer pequeno, ele simboliza muito para o povo negro”, enfatizou Chagas.
Fonte: Observatório Racial do Futebol