Hoje é dia de São Jorge, haverá homenagem de Ben Jor e uma imagem içada por drone. Salve Jorge!
Desde a madrugada, a terça-feira (23) é de celebrações para São Jorge no Rio de Janeiro. O Santo Guerreiro, muito querido entre os cariocas, é homenageado na tradicional festa da Matriz de Quintino, na Zona Norte, e na paróquia do Centro da cidade.
No Centro, a atriz Regina Casé e o cantor e compositor Jorge Ben Jor estavam entre os fiéis — e com direito a uma “canja” (veja acima).
Em Quintino, além dos fogos, a alvorada teve projeções nas paredes da igreja, com trechos da história de Jorge de Capadócia, e um drone carregando uma imagem iluminada do santo.
A festa no Centro
Para as missas na Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, na Praça da República, no Centro do Rio, a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, foi interditada.
Os festejos começaram às 4h na Praça da República, com a presença da Banda dos Fuzileiros Navais.
Devotos de São Jorge, o cantor Jorge Ben Jor, e a atriz Regina Casé marcaram presença em uma das missas realizadas em homenagem ao padroeiro.
Programação:
- 5h: missa solene da alvorada;
- missas seguem de hora em hora;
- 12h: missa campal;
- 18h: missa solene, com participação do arcebispo Dom Orani Tempesta;
- 20h30: missa solene de encerramento.
A festa em Quintino
A Rua Clarimundo de Melo já estava lotada para a alvorada quando um drone levantou voo com uma imagem iluminada de São Jorge (veja acima).
A igreja é conhecida como um dos locais de maior concentração de devotos todos os anos. Este ano, a paróquia, que realiza a maior festa dedicada ao santo na América Latina, se prepara para um espetáculo com cerca de 1,5 milhão de fiéis durante todo o dia.
Programação:
- 5h: tradicional queima de fogos e a missa solene da alvorada;
- missas seguem de hora em hora;
- 15h: concentração para a procissão, com a Oração do Santo Terço na Igreja Matriz;
- 16h: imagem de São Jorge vai passar pelas ruas do bairro de Quintino em procissão;
- 20h30: missa solene de encerramento, com participação do arcebispo Dom Orani Tempesta.