Homem negro é baleado pela PM enquanto bebia com os amigos
Mais um jovem negro que é filmado tombando pelas mãos e armas da polícia.
A Revista RAÇA sempre notícia aqui e é incansável as vezes que contamos o número de jovens negros que estão morrendo nesse país. Parece uma guerra civil.
No vídeo, é possível ouvir os gritos dos moradores após os disparos. “Ele não fez nada, ele não fez nada”, grita uma mulher. “Sai daí, mãe, sai daí, mãe”, afirma ela, entre gritos de desespero e xingamentos contra o agente que atirou. “Mais uma vez. Mais uma vez. Eu vou denunciar, foi esse aqui. Foi ele.”
Um homem negro foi morto a tiros pela Polícia Militar durante abordagem realizada em Vila Barraginha, na cidade de Contagem, em Minas Gerais. Ele estava bebendo em um bar com amigos quando foi interpelado pelos agentes, que teriam recebido uma denúncia de que ele estava alcoolizado e armado. Marcos Vinícius Vieira Couto, 29, foi morto com três tiros, disparados por um policial militar durante a abordagem. Segundo a PM, ele tentou reagir, o que é negado por testemunhas. As imagens da abordagem e do momento dos disparos foram registradas com celulares de parentes e vizinhos e repercutiram nas redes sociais. A polícia afirma que ele era chefe de tráfico na região.
Em entrevista coletiva realizada no domingo (17), a PM confirmou que um dos agentes atirou três vezes após Marcos supostamente “ter reagido durante a abordagem”, e informou que a vítima foi socorrida com vida e morreu no hospital. O militar envolvido na ocorrência foi sido conduzido ao 39º Batalhão, onde foi feito o flagrante de prisão. “Não há qualquer tipo de excesso, de exagero na abordagem”, afirmou durante a coletiva a porta-voz da PM, major Layla Brunnela. Segundo ela, houve edição nos vídeos que circulam em redes sociais.
Ela afirma ser possível ver um volume no bolso de trás da roupa do suspeito, nas imagens, o que configuraria a posse de uma arma. Segundo a PM, ele tem três passagens por porte de arma, seis por tráfico e uma por venda ilegal de armas.
“Paciente chegou em óbito, vítima de várias perfurações por arma de fogo. Assim que constatado o óbito pela equipe médica, foi encaminhado ao necrotério com solicitação de retirada pelo IML imediatamente, conforme protocolo. O IML fez a retirada do corpo às 10h da manhã de domingo (17)”, diz o comunicado.
Violência contra negros no Brasil
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021 (levantamento mais recente feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com dados do ano de 2020), 75,8% das vítimas de homicídio no Brasil eram pessoas negras.
Entre as pessoas mortas por policiais, 78,9% são pessoas negras. Na esfera do poder público, não existe uma divulgação transparente de dados oficiais nacionais sobre homicídios ou sobre mortes provocadas por policiais em todo o Brasil. O governo brasileiro também não disponibiliza dados nacionais sobre as investigações e punições de homicídios.
Fonte: Notícias UOL