A startup Diaspora.Black, referência em afroturismo e treinamentos de diversidade e inclusão, está à frente do projeto “Afroturismo no Brasil”, uma iniciativa em parceria com a Embratur e a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe).
A proposta é mapear, até o dia 18 de abril, experiências turísticas ligadas à cultura negra que possam receber visitantes internacionais. A ideia é conectar empreendedores negros a um público estrangeiro que busca conhecer o Brasil para além dos roteiros convencionais, com interesse genuíno na história, nas tradições e na potência da cultura afro-brasileira.
Entre os critérios para participar da seleção, estão: domínio de inglês, espanhol ou francês; experiência com atendimento a turistas estrangeiros; e uma equipe majoritariamente negra. Os selecionados farão parte de um catálogo nacional que irá destacar iniciativas com vivências que envolvem religiosidade, gastronomia, música, memória, território e outras dimensões da cultura negra no Brasil.
“O projeto é uma oportunidade de mostrar que nossa cultura negra não apenas resiste, mas acolhe, movimenta a economia e tem muito a oferecer para o mundo. Posicionar o Brasil como um destino global de afroturismo é também um ato de valorização do que somos”, afirma Priscilla Souza, analista de projetos da Diaspora.Black.
O formulário para inscrição está disponível online e leva cerca de 20 minutos para ser preenchido. As informações coletadas também servirão de base para a formulação de políticas públicas e estratégias de promoção internacional voltadas ao setor.
Sobre a Diaspora.Black
Fundada em 2016, a Diaspora.Black é uma startup de impacto social que promove vivências ligadas à cultura negra em diversos territórios. Atua também com consultorias e treinamentos voltados à equidade racial e já alcançou mais de 140 cidades em 18 países, reunindo uma comunidade de 65 mil pessoas engajadas no fortalecimento da identidade negra no Brasil e no mundo.