Jay-Z é o mais novo membro do Hall da Fama do Rock and Roll
Anunciado ontem, na quarta-feira (12), O rapper Jay-Z, ao lado de Carole King, Todd Rundgren e Tina Tuner
são os novos membros do Hall da Fama do Rock.
As bandas de rock Foo Fighters e The Go-Go’s também receberão a honraria.
O “Rock and Roll Hall of Fame” nunca foi reservado apenas para o rock, desde a sua primeira divulgação em 1986, foi aberto a outros gêneros musicais como soul, blues, R&B, folk, country e mais recentemente rap.
“A diversa classe de talentos dos nossos novos membros reflete o compromisso do Hall em honrar artistas cuja sua obra tenha criado o som de uma jovem cultura”, comunicou em nota o responsável pela fundação Rock & Roll Hall of Fame, John Sykes.
Para estar dentro dos parâmetros de elegibilidade, o critério é que o artista musical tenha lançado seu primeiro disco há pelo menos 25 anos, o júri é composto por pouco mais de 1.200 pessoas entre membros, profissionais e historiadores da música.
Jay-Z, rapper e produtor do Brooklyn, chega com o endosso de 23 Grammys, o maior prêmio da indústria musical americana. Com 51 anos e tendo passado por várias eras do rap com sua proposta considerada como relevante até hoje.
O Prêmio ‘Excelência Musical’ será dividido entre os artistas musicais LL Cool J, Billy Preston e Randy Rhoads. E a premiação de ‘Influência Antecipada’ vai para Kraftwerk, Gil Scott Heron e Charley Patton.
O Iron Maiden, que ficou em quarto lugar no geral na votação on-line, não foi selecionado para ser introduzido no museu nesta edição. Dessa vez, ficaram de fora também alguns nomes importantes do rock, como a banda Rage Against the Machine.
A cerimônia deste ano acontecerá no dia 30 de outubro em Cleveland, Ohio, no Rocket Mortgage Fieldhouse.