Revista Raça Brasil

Compartilhe

João do Pulo entra para o Livro de Heróis da Pátria

Atleta e ex-parlamentar é homenageado em cerimônia com presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin. Maurício Pestana, CEO do Grupo Raça Comunicações, participou do evento.

João Carlos de Oliveira, ol João do Pulo, agora integra o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O Projeto de Lei nº 3.958/2023, aprovado no último dia 19 de março, reconhece a trajetória do atleta como um marco na história do esporte e da cidadania brasileira.

A cerimônia de sanção do PL foi realizada nesta quinta-feira (28/03), em São Paulo, com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, que assinou a sanção ao lado de familiares do homenageado e diversas autoridades. Entre os convidados estava Maurício Pestana, CEO do Grupo Raça Comunicações, que destacou a importância da homenagem.

“João do Pulo foi uma referência para muitas gerações e sua história precisa ser registrada e seus feitos, ressaltados. Homem negro, militar, atleta de alto rendimento e parlamentar, ele agiu com muita resiliência em todos esses espaços. Eu, como jornalista e comunicador que trabalha para dar mais visibilidade à comunidade negra, me sinto muito feliz em acompanhar essa homenagem”, afirmou Pestana.

João do Pulo (1954–1999) foi um dos maiores nomes do atletismo brasileiro. Medalhista olímpico, pan-americano e ex-recordista mundial no salto triplo, também brilhou no salto em distância. Sua carreira foi interrompida por um grave acidente que resultou na amputação de uma das pernas. Mesmo assim, ele seguiu na vida pública e foi eleito deputado estadual por São Paulo, tornando-se um símbolo de superação e serviço ao país.

O nome de João agora passa a integrar as páginas de aço do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria — monumento que eterniza cidadãos que contribuíram de forma significativa para a construção do Brasil. O livro está guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Crédito das fotos: Júlio César Silva/MDIC

Com informações do Portal Senado de Notícias.

 

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?