Jogador negro denuncia agressão policial em Roma após ser retirado de avião a força

Stéphane Oméonga, jogador belga de origem congolesa, usou as redes sociais para relatar um caso de violência policial no dia 25 de dezembro, em Roma. O atleta, que joga no Bnei Sakhnin, em Israel, afirmou que foi removido de um voo, agredido fisicamente e mantido sob custódia sem explicações.

“Depois de embarcar, fui abordado por um comissário que alegou haver problemas com meus documentos. Questionei educadamente, mas a polícia foi chamada. Fui algemado e, já fora do avião, jogado no chão e agredido. Um policial pressionou o joelho contra minha cabeça antes de me levarem algemado para uma sala, onde fiquei por horas sem água ou comida”, escreveu Oméonga.

A polícia italiana alegou que o jogador estava em uma “lista negra” de Israel e não poderia embarcar. Oméonga, no entanto, desmentiu a versão. “Minhas permissões estão em ordem. As autoridades israelenses confirmaram que não há impedimentos contra mim”, afirmou ao jornal belga DH Les Sports+.

Apesar de o incidente ter ocorrido no Natal, Oméonga só tornou o caso público no fim do ano, explicando que precisava de tempo para processar o ocorrido. “Como pai e ser humano, não posso aceitar esse tipo de discriminação.”

O episódio evidencia como o racismo ainda afeta profundamente as estruturas sociais, destacando que, em pleno 2025, a cor da pele ainda é usada como critério para estigmatizar e desumanizar indivíduos.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?