JUNGLE COLLETION
Por: CAROL BARRETO/ BRUNO BARRETO
Numa trajetória promissora, cujo desejo pelo belo se confunde com a marca homônima que começa a ganhar o Brasil, Gefferson Vila Nova, natural de Buracica, no interior da Bahia, como se lembra, sempre gostou de desenhar: ainda com 10 anos de idade, ao ganhar da mãe um caderno escolar, aventurou-se num mar de desenhos que iam de noivas a fadas, ainda que desse asas à imaginação secretamente. quando sua pequena obra de arte foi encontrada pela mãe, Raquel, para surpresa do garoto, ouviu seu primeiro elogio: os desenhos eram lindos e encantadores.
Nunca mais parou: quando tinha 12 anos, na ocasião de sua primeira comunhão, desenhou ele mesmo a roupa de Raquel e sua própria. “O dela era um tailleur de cetim envelope com saia e o meu traje era uma camisa de cambraia branca”, recorda em detalhes Gefferson, que conta que ainda teve que ensinar para a costureira, de modo intuitivo, como faria seus traços ganharem forma.
Observando programas de televisão que falavam de moda, nunca deixou de esmiuçar seu gosto pela criação.
Ao se mudar para Salvador, na adolescência – cidade onde residiu até o começo da criação de sua marca homônima – arriscou até uma faculdade de publicidade, entretanto, não se surpreendeu. Acabou passando uma temporada em Brasília onde fez um curso de costura industrial – o primeiro de muitos que somaria aos inúmeros livros de história da arte e da moda que devora em continuidade.
Foi apenas em 2005, novamente em Salvador, que Gefferson foi estudar Design de Moda e começou um estágio numa marca local na qual, atentamente, aprendeu tudo sobre modelagem e construção de roupas. Em 2007, ao participar da Capital Fashion Week – a semana de moda de Brasília – assim como anunciara a mãe duas décadas antes, ouviu do estilista Jum Nakao, seu orientador, que sua coleção estava perfeita e a partir daí participou de diversos concursos, como Movimento Hot Spot, bem como integrou eventos do porte da Casa de Criadores, ambos em São Paulo.
Em entrevista pergunto como é ser um designer negro no Brasil e ele nos conta: “Não foi fácil chegar até aqui, precisamos provar todos os dias que somos os melhores sob olhares de desconfiança que ficam 24 horas vigilantes a fim de nos pegar em uma falha sequer. São muitas as formas de racismo que vivemos, na verdade nós sofremos os racismos até quando somos elogiados como falas do tipo:
-´Nossa, que lindo, foi você mesmo quem fez?´ Mas, estamos aí conscientes e firmes na luta e tenho muito orgulho de minha história, de ser quem sou e das conquistas que fiz”.
A GEFFERSON VILA NOVA é sua marca homônima, baseada em Salvador e fundada em 2013. As coleções representam a nova cultura brasileira através de uma abordagem que traz em sua essência estética elementos do sportwear de luxe.
Como uma marca sustentável de espírito desbravador e avantgarde, por meio de uma linguagem que envolve referências e influências multiculturais que deram origem à identidade brasileira, transporta para suas roupas o espírito atemporal que não enxerga barreiras nem fronteiras: “Acreditamos que é possível construir produtos de moda dentro de uma nova filosofia; a do luxo sustentável, porque nós construímos produtos de design; não fazemos roupas, construímos histórias; não fazemos roupas, construímos ideias”.
Com criações que mixam o handmade, experimentações têxteis e acabamento primoroso, as coleções da marca fazem uma conexão entre alfaiataria, demi couture e high street em perfeita sinergia. Segundo o designer, as suas clientes não usam rótulos, não seguem tendências, são suas próprias comandantes dentro dessa nova aldeia global, ávida por construir novas formas de consumo e de produtos. E assim segue acreditando na beleza da construção de novas ideias, pautadas no respeito pelas pessoas e na forma do fazer humano, acima de tudo, oferecendo aos clientes, através de roupas, o espírito atemporal e o melhor de suas experiências.
JUNGLE COLLECTION SS 19
Batizada de Jungle a coleção não é inspirada numa selva literalmente, mas no corre-corre dos grandes centros! Jungle traz elementos do vestuário masculino e do sportwear, que é um dos códigos que a marca explora em suas coleções. A coleção foi inspirada no conceito high street, desenvolvida com tecidos como a seda pura, algodão puro, viscose, sarjas, couro e um jacquard desenvolvido exclusivamente em parceria com a Haco. Gefferson Vila Nova propõe inovações como a camisaria de shape oversized, calças que flertam com elementos do vestuário masculino, t-shirts e coletes perfecto que fazem dobradinha com tops com corte medieval. Nesta coleção também os babados e a assimetria compõem os elementos de estilo que são recorrentes em suas coleções.
FICHA TÉCNICA:
Fotógrafo: Bruno Barreto @brunocbarreto
Direção Criativa: Maurício Mariano e Alessandro
Lázaro (Agência ABÁ)
@mauriciomariano67 + @alessandrolazaro
Beleza: Bruno Cezar (Amuse Mgt) @brunocezar_
Modelo: Gzebel Cruz @gzebel_
Apoio: Haco Etiquetas, Vicunha Têxtil,
Simple Organic.
PONTOS DE VENDA:
Loja Choix, São Paulo
Obra Ipanema, Rio de Janeiro
INTENACIONAL AGENT
Ursula Roberts
Phone 917 2948249123
Not Just A Label (NJAL) highlighted como Black Sheep.