Revista Raça Brasil

Compartilhe

Lázaro Ramos lança livro em homenagem a Ruth de Souza

Picture of Flavia Cirino

Flavia Cirino

Editora-chefe da revista RAÇA. Jornalista pós-graduada em jornalismo cultural e assessoria de imprensa, com ampla experiência em televisão e impressos. Também atua como relações públicas no universo corporativo e artístico.

Lázaro Ramos lançou seu novo livro, “A Rainha da rua Paissandu”, nesta quinta-feira (04/09) durante a “Quinta de Cultura”, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

A obra celebra o legado de Ruth de Souza, inesquecível personalidade brasileira, revelando seu pioneirismo como artista negra. Nesse misto de peça, memórias e tributo, Lázaro Ramos compartilha as histórias que a própria “Dona Ruth”, como era carinhosamente chamada, contou a ele em uma série de encontros, pouco antes de falecer, aos 98 anos.

Grande dama da dramaturgia brasileira e inspiração, Ruth de Souza foi uma precursora. Primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, primeira brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema, ela construiu ao longo de décadas uma carreira singular, sendo também referência de representatividade negra nos palcos e nas telas do cinema e da televisão. O legado da atriz ganha destaque no livro de memórias escrito por Lázaro Ramos a partir de encontros com Ruth, A Rainha da rua Paissandu, que chega às livrarias pela Intrínseca em setembro.

“Eu queria ser atriz desde menina, quando descobri o cinema. Todo dia eu dizia, ‘quero ser artista’. Mas eu também escutava uma voz que dizia: ‘Imagina ter artista preto.’ Só que minha mãe disse: ‘Você pode fazer tudo o que quiser’. É isso que eu guardo sempre dela. Com educação, postura e comportamento, as portas vão se abrir para você.”, lembrança marcante de Ruth que aparece em vários momentos da conversa com Lázaro Ramos.

Nascida no subúrbio do Rio de Janeiro, Ruth de Souza morou por alguns anos em Minas Gerais, mas voltou à capital carioca após a morte do pai. Ainda muito jovem começou a atuar em peças e, com pouco mais de 20 anos, entrou no Teatro Experimental do Negro, grupo que abriu caminho para os artistas negros no Brasil. Essa e tantas outras histórias a própria Ruth — ou Dona Ruth, como era carinhosamente chamada — conta neste livro, como contou a Lázaro Ramos pouco antes de falecer, aos 98 anos.

“Para compreendê-la, é fundamental ter em mente que ela foi uma pioneira, o que significa ter ocupado uma posição sem muitas referências prévias. Ruth foi alguém que lutou pelo justo direito de pessoas negras terem seu espaço e de o povo poder ver a diversidade que o constitui representada nas artes”, afirma o ator e escritor.

Lázaro, que em sua trajetória como artista sempre se sentiu inspirado a continuar desbravando o caminho aberto por Ruth de Souza, faz jus a essa grande mulher ao traduzir literariamente, com muita sensibilidade, as palavras dela. “Examinar a vida da Pérola Ruth de Souza é uma oportunidade de entender um tanto a respeito desse tempo. Não só de percebermos quais amarras ainda existem em nosso país — ausências, preconceitos, desigualdades —, mas também de enxergarmos vitórias, estratégias, descobertas artísticas, sonhos e, principalmente, pioneirismo”, reflete.

Misto de peça, memórias e tributo, A Rainha da rua Paissandu, reúne fotografias, ilustrações inéditas e farta pesquisa para contar a vida de Ruth de Souza. A narrativa ritmada como uma conversa entre grandes amigos conta ainda com intervenções textuais que apresentam informações e contextualizam as lembranças da atriz.

“Decidi, aqui, adotar como caminho uma voz teatral, pois esse foi o alimento da nossa Ruth do começo ao fim. A cadência da voz, o modo como seu corpo se deslocava no espaço, sua maneira de olhar… Tudo nela fluía como uma obra de arte. E essa obra se desdobra no filme de uma vida que testemunhou de tudo”, conta Lázaro.

A Rainha da rua Paissandu é uma homenagem à luta dos artistas negros de outrora e do presente em busca de espaço e reconhecimento, ao resgatar as memórias de Ruth de Souza e também apresentar depoimentos das atrizes Dani Ornellas, Taís Araújo e Tatiana Tiburcio, representantes das muitas gerações que têm Ruth de Souza como referência.

Ruth de Souza (1921-2019) foi uma atriz brasileira, considerada uma das grandes damas do teatro, do cinema e da televisão nacionais. Primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal e primeira brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema, Ruth de Souza, pouco antes de seu falecimento, escolheu Lázaro Ramos para contar sua história.

Lázaro Ramos é ator, apresentador, diretor e escritor. Iniciou sua carreira em 1994, na Bahia, e de lá para cá participou de mais de oitenta produções para TV, teatro e cinema. Tem diversos livros publicados, como o best-seller Na minha pele (Objetiva). Esta é a primeira publicação de Lázaro Ramos pela Intrínseca.

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?