‘Leão Rosário’, espetáculo traz memórias africanas
CCBB SP é palco da peça teatral apresentada solo, apenas com ator, vozes e objetos. Espetáculo baseado a obra “Rei Lear” de Shakespeare traduzido por Millôr Fernandes e pelo sergipano, artista visual, Arthur Bispo do Rosário que teve suas obras guiadas pelas artes e pela loucura, ficando conhecido em todo Brasil e internacionalmente.
A peça é a ambientada na costa Atlântica retratando uma África fora do seu tempo que traz toda ancestralidade africana. A história contada é só um rei que abdica do trono e decide dividir seu imenso reino entre suas filhas, e toma uma decisão inconsequente com consequências drásticas. A direção é de Eduardo Moreira.
Rei Lear passa a refletir sobre envelhecimento e ao ser comparado ao Bispo do Rosário, o espetáculo passa a discutir sobre os pontos dos mais velhos e anciões da sociedade, nossas heranças simbólicas, memórias africanas, criatividade e em especial sobre os limites da saúde mental. Os temas abordados na peça são: a razão, o poder, o engano, o tempo, a velhice e a morte.
Adyr Assumpção, ator, diretor, roteirista, escritor e produtor e que completa 50 anos de carreira é o protagonista dessa peça, mais um personagem de William Shakespeare em sua carreira de sucesso, que passa pelo teatro, cinema e televisão. Além de suas obras literárias como o livro “Caminhos da África”, elogiado e que hoje faz parte do material didático da rede pública e particular de ensino do Estado de São Paulo.
A Revista Raça Brasil prestigia o Teatro e tem a Cultura Nacional como foco!
Por Sabrina Andrea @sabrandrea
Foto/Divulgação: @leaorosario.teatro
Serviço:
Espetáculo Teatral: Leão Rosário
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo @ccbbsp
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo – SP
Quando: Até 23/06/2024, às quintas, sextas e segundas, às 19h, aos sábados, domingos e feriados às 17h
Classificação etária: 12 anos Ingressos: bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB SP